Meio Ambiente

Eventos de conscientização encerram Semana da Água no DF

A programação na capital federal terá início às 8h, com voluntários da iniciativa Ocupe o Lago, que devem coletar resíduos no Deck Sul, e com a ação de Plantio Voluntário no Parque Ecológico das Garças

Ana Maria Pol
postado em 25/03/2022 17:23 / atualizado em 25/03/2022 17:23
 (crédito: Divulgação/OcupeoLago)
(crédito: Divulgação/OcupeoLago)

Apesar de muitos ainda acreditarem que a água é um bem infinito, a falta de preservação a torna finita. Para incentivar a reflexão e reforçar a importância da conservação, instituições do Distrito Federal promovem a Semana Mundial da Água, em alusão ao Dia Mundial da Água — celebrado na última terça —, que coloca em pauta a importância do recurso hídrico e faz o alerta quanto aos impactos da ação humana sobre rios, lagos e mares. A semana comemorativa terá seu encerramento nesta sexta (25/3), com a realização de eventos na capital federal que reforçam o cuidado com tal recurso e contam com centenas de voluntários.

A programação na capital federal terá início às 8h com iniciativa de voluntários do Ocupe o Lago, movimento que busca chamar a atenção da sociedade para a importância do Lago Paranoá na qualidade de vida da população brasiliense. Em alusão ao Dia Mundial da Água, voluntários irão se reunir no Parque Deck Sul para participar de diferentes atividades, dentre elas, a coleta dos resíduos à margem do Paranoá. Vice-presidente do movimento, Toni Lopes explica que a ação ocorre há oito anos e é o maior ato de voluntariado em prol do Lago Paranoá. “Já passamos de 100 toneladas de lixo retirados do Lago. O intuito é conscientizar a população que vai até o espaço, e despertar a vontade de deixá-lo melhor do que foi encontrado. Não só com a coleta do lixo, mas com tudo o que é promovido através do evento”, diz.

A coleta de resíduos no Lago se divide em três etapas. Na primeira, cerca de 40 mergulhadores vão até o fundo para fazer a limpeza. “Já tiramos uma televisão de dentro do lago”, lembra Toni. Na segunda etapa, o foco é a área embaixo do Deck, que concentra uma grande quantidade de material descartável. “As pessoas vão colocando o material encontrado em canoas e levam para a área de descarte”, diz. Por fim, voluntários que não poderão adentrar as águas estarão na margem do Lago fazendo a limpeza.

Segundo Toni, também fará parte da programação o plantio de mudas nativas do cerrado, distribuição de mudas e sementes do cerrado, atividades de sensibilização ambiental, práticas esportivas e apresentações culturais. “Ao final, plantamos a árvore do Dia Mundial da Água, que vai ser cuidada por voluntários até o momento em que ela poderá nos dar sombra”, explica. Cerca de 220 voluntários são cadastrados no movimento e, de acordo com o vice-presidente, há pessoas de quase todas regiões administrativas — sem contar aqueles que vêm de outros estados. “Recebemos pessoas de vários locais, que sabem e reconhecem a importância do Lago Paranoá”, diz.

A consultora ambiental Daniella Brenny, 42 anos, é voluntária do movimento há cerca de quatro anos, e conta que, desde que conheceu o projeto, participa de todas as ações. “Eu já trabalho na área ambiental há bastante tempo e quando conheci o projeto vi que tinha muito a ver com as ações do meu trabalho. Daí pensei, por que não fazer algo em prol da cidade em que estou morando?”, recorda. Para a consultora ambiental, a ação de limpeza não é o único objetivo do projeto. “É algo além. É sobre entender qual a destinação correta do resíduo sólido e conhecer os impactos ambientais que a falta de compromisso com a natureza podem causar. A coleta não tem como objetivo apenas limpar o Lago, mas sim de mudar a consciência das pessoas”, reitera.

Mãe de duas meninas, Daniella diz que o evento é uma oportunidade dos pais fornecerem educação ambiental aos filhos. “Tenho uma adolescente de 16 anos, que participa há anos do projeto e, agora, já leva os amigos juntos. E ainda tenho uma bebê de um ano, e que vai crescer compreendendo a importância da conservação das águas”, diz. “Quando morrermos, o que deixamos são os nossos filhos. Se não ensinarmos a cuidar do mundo que vivemos agora, como vão passar esses valores lá na frente? São ensinamentos, valores, que passam de geração em geração. Precisamos oferecer educação aos nossos filhos, para que, quando forem adultos, possam cuidar do nosso lugar”, completa a consultora ambiental.

A consultora ambiental Daniella Brenny, 42 anos, é voluntária do movimento Ocupe o Lago há cerca de quatro anos, e conta que desde que conheceu o projeto, participa de todas as açõe
A consultora ambiental Daniella Brenny, 42 anos, é voluntária do movimento Ocupe o Lago há cerca de quatro anos, e conta que desde que conheceu o projeto, participa de todas as açõe (foto: Arquivo Pessoal)

Plantio de Água

Seja para hidratar o corpo, ou manter a higiene, não importa o que faz ou onde vive, o ser humano depende da água. Para isso, é importante preservar não só o recurso hídrico, mas também aquilo que pode impactar a sua conservação. O plantio de árvores têm um papel importante nessa conservação, segundo o professor e ecologista Nicolas Behr. “As árvores fazem com que a água se infiltre no solo e não escorra. A infiltração faz com que a água saia em nascentes ou olhos d’água, com o tempo. É importante sempre lembrar que água infiltrada é água guardada, e água escorrida é água perdida”, pontua.

De acordo com Nicolas, a água no DF é um recurso escasso. “Ainda vivemos com o mito da abundância em mente, com a ideia de que a água é um recurso infinito. O desperdício que vemos hoje é causado por isso, mas, apesar da água ser um recurso renovável, ainda é o mais ameaçado pela expansão urbana, aterramento e urbanização em áreas de nascentes”, pontua.

Pensando nisso, a Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e execução do Instituto Espinhaço, realizará a ação de Plantio Voluntário no âmbito do Recupera Cerrado nesta sexta (25/3), das 8h às 11h, no Parque Ecológico das Garças. A intervenção acontecerá em comemoração à Semana Mundial da Água e contará com a participação da comunidade. No local serão plantadas mudas de espécies do Cerrado e distribuídas sementes identificadas, a fim de evidenciar a diversidade de árvores nativas usadas pelo projeto.

A ação faz parte do Recupera Cerrado – Orla Norte do Lago Paranoá, inaugurado ma quinta-feira (24/3). A iniciativa é uma continuação do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas e Danos nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Governo do Distrito Federal, e deve recuperar 40 hectares, sendo os recursos de R$ 1,2 milhão provenientes de compensação florestal. O objetivo é garantir a segurança hídrica, a biodiversidade e o engajamento socioambiental integrado, com base nas ações de conscientização e preservação ambiental devido aos desgastes naturais e histórico de uso e ocupação.

Serviço

Ocupe o Lago
Dia e hora: 26 de março (sábado), das 8h às 13h.
Local: Parque Deck Sul (St. de Clubes Esportivos Sul - Asa Sul)

Ação de Plantio Voluntário em comemoração à Semana Mundial da Água
Dia e hora: 26 de março (sábado), das 8h às 11h.
Local: Parque Ecológico das Garças (Setor de Habitações Individuais Norte QL 15 – Lago Norte)

Vem mais por aí

Na próxima terça, a Adasa estará presente no I Fórum de Sustentabilidade do DF, promovido pela Escola de Governo. Na ocasião, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, falará na abertura do evento, e o regulador Miguel Sartori apresentará a palestra “Ter água, tem! Mas para quem?”. O público-alvo do evento são servidores do GDF. O credenciamento pode ser realizado presencialmente no dia do Fórum, a partir das 8h30. Saiba mais no site da Egov. Já na próxima quinta (31/3), a autarquia irá promover, ainda, o encerramento do Mês da Água com evento na sede da Agência, a partir das 10h.

Veja a programação abaixo: 

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Adasa e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF cujo objeto é o fortalecimento da educação ambiental na rede pública de ensino por meio do atendimento do Programa Adasa na Escola.

Solenidade de premiação das escolas participantes da Gincana da Água. A competição virtual, lançada pela Adasa em parceria com a SEEDF e Caesb, contou com a participação de alunos dos últimos anos do ensino fundamental de escolas da rede pública do DF. Entre as tarefas elaboradas pelos estudantes estão criação de uma obra de arte concebida com resíduos sólidos, uma maquete sobre impactos à qualidade da água causados pela ação humana e uma reportagem sobre o mal uso dos recursos hídricos.

Lançamento do programa da TV Câmara Distrital - Entre no Fluxo com a Adasa.

Inauguração do Espaço Adasa – local concebido para abrigar exposições de materiais educativos compostos por maquetes das bacias hidrográficas, mapas hidrológicos e materiais audiovisuais sobre a atuação da Agência.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A programação na capital federal terá início às 8h,com  voluntários da iniciativa Ocupe o Lago, que devem coletar resíduos no Deck Sul
    A programação na capital federal terá início às 8h,com voluntários da iniciativa Ocupe o Lago, que devem coletar resíduos no Deck Sul Foto: Divulgação/OcupeoLago
  • A programação na capital federal terá início às 8h,com  voluntários da iniciativa Ocupe o Lago, que devem coletar resíduos no Deck Sul
    A programação na capital federal terá início às 8h,com voluntários da iniciativa Ocupe o Lago, que devem coletar resíduos no Deck Sul Foto: Divulgação/OcupeoLago
  • A programação na capital federal terá início às 8h,com  voluntários da iniciativa Ocupe o Lago, que devem coletar resíduos no Deck Sul
    A programação na capital federal terá início às 8h,com voluntários da iniciativa Ocupe o Lago, que devem coletar resíduos no Deck Sul Foto: Divulgação/OcupeoLago
  • A consultora ambiental Daniella Brenny, 42 anos, é voluntária do movimento Ocupe o Lago há cerca de quatro anos, e conta que desde que conheceu o projeto, participa de todas as açõe
    A consultora ambiental Daniella Brenny, 42 anos, é voluntária do movimento Ocupe o Lago há cerca de quatro anos, e conta que desde que conheceu o projeto, participa de todas as açõe Foto: Arquivo Pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação