Um tsunami chamado Damares

Correio Braziliense
postado em 26/03/2022 00:01
 (crédito: Isac Nóbrega/PR)
(crédito: Isac Nóbrega/PR)

A eventual candidatura da ministra Damares Alves pelo Republicanos no DF provoca um tsunami no jogo eleitoral. Se for candidata ao Senado, trombará com a ministra Flavia Arruda (PL), que trabalha forte pelo mesmo projeto, com a bandeira bolsonarista. Impossível. Flávia teria de concorrer a outro cargo. No ritmo que ela está, seria o governo. Mas e Ibaneis Rocha, que concorre à reeleição?

Caminho apertado

Se Damares Alves optar pela candidatura à Câmara dos Deputados, outro conflito. O Republicanos já tem um forte embate entre os evangélicos Júlio César Ribeiro e Gilvan Máximo. A entrada de Damares nessa guerra esquenta ainda mais o clima.

Briga com Alcolumbre

Pelas recentes manifestações de Damares, seu caminho deve ser mesmo pelo Amapá, como candidata ao Senado contra o ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre. Ela postou ontem recorte de uma notícia sobre o irmão do adversário, flagrado em blitz com R$ 500 mil, em São Paulo.

A suplência em jogo

O que os evangélicos do Republicanos no DF mais querem é espaço na chapa do governador Ibaneis Rocha. Um nome, Pastor Egmar Tavares, como primeiro suplente de Flávia Arruda. Só que o acordo é de que esse espaço está reservado ao empresário dono da União Química, Fernando Marques, que se filiou ao PP.

Com um pé no PSB

Valdir Oliveira, superintendente regional do Sebrae, está com um pé no PSB. O convite foi feito ontem pelo ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Em tese, é uma participação política sem candidatura. Valdir diz que ainda precisa conversar com aliados, interlocutores de outros partidos para tomar uma decisão.

Possibilidades

Filiado a algum partido político, Valdir Oliveira pode ajudar algum candidato ou até mesmo compor uma chapa como vice.

Mais um partido

Flávia Arruda comanda o PL-DF com mãos de ferro. Ela toma as decisões. Mas seu poder vai além. A ministra do governo Bolsonaro tem, pelas mãos do amigo Fábio Simão, o controle do Patriotas. Chefe de gabinete de José Roberto Arruda no GDF, Simão é o nome do Patriotas no DF.

Disputa difícil

O deputado distrital Reginaldo Veras deixou ontem o PDT. Deve concorrer a um mandato de deputado federal pelo PV, que tende a fechar uma federação com o PT. Vai brigar pela vaga com dois outros nomes fortes petistas: a deputada Erika Kokay e o ex-governador Agnelo Queiroz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Damares Alves voltou a atacar comunistas em sua rede social
    Damares Alves voltou a atacar comunistas em sua rede social Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
  • 28/06/2019. Crédito: Reprodução da Internet. Deputado Reginaldo Veras.
    28/06/2019. Crédito: Reprodução da Internet. Deputado Reginaldo Veras. Foto: Reproducao da Internet/D.A Press
  •  23/03/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Brasil. Coletiva de Imprensa da Campus Party. No Estadio Nacional de Brasilia - Mane Garrincha - Arena BRB - Arena Brasilia. Na foto Gilvan Maximo, Secretario de Ciencia, Tecnologia e Inovação.
    23/03/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Brasil. Coletiva de Imprensa da Campus Party. No Estadio Nacional de Brasilia - Mane Garrincha - Arena BRB - Arena Brasilia. Na foto Gilvan Maximo, Secretario de Ciencia, Tecnologia e Inovação. Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press
  • 16/04/2019 Crédito: Waldemir Barreto/Agencia Senado. Comissão mista aprova MP que transfere Junta Comercial para o DF. Mesa: presidente da CMMPV 861/2018, deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF); relator da CMMPV 861/2018, senador Izalci Lucas (PSDB-DF).
    16/04/2019 Crédito: Waldemir Barreto/Agencia Senado. Comissão mista aprova MP que transfere Junta Comercial para o DF. Mesa: presidente da CMMPV 861/2018, deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF); relator da CMMPV 861/2018, senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Foto: Waldemir Barreto/Agencia Senado
  • 09/12/2015. Crédito: Edy Amaro/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Fabio Simão e Tadeu Filippelli, durante evento de comemoração da Data Nacional do Catar, que é comemorada em em 3 de setembro.
    09/12/2015. Crédito: Edy Amaro/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Fabio Simão e Tadeu Filippelli, durante evento de comemoração da Data Nacional do Catar, que é comemorada em em 3 de setembro. Foto: Edy Amaro/Esp. CB/D.A Press
  •  Crédito: Reprodução/Redes Sociais. Eixo Capital. Rodrigo Rollemberg convida  Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae DF para se filiar ao PSB.
    Crédito: Reprodução/Redes Sociais. Eixo Capital. Rodrigo Rollemberg convida Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae DF para se filiar ao PSB. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação