Semana da água

Hoje tem plantio voluntário

Comunidade pode participar da arborização no Parque das Garças, no Lago Norte. Ação está marcada para ocorrer das 8h às 11h

A Semana Mundial da Água, em alusão ao Dia Mundial da Água — celebrado em 22 de março —, que coloca em pauta a importância do recurso hídrico e alerta quanto aos impactos da ação humana em rios, lagos e mares, se encerra hoje. A Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e execução do Instituto Espinhaço, realizará a ação de Plantio Voluntário do Recupera Cerrado, das 8h às 11h, no Parque Ecológico das Garças, no Lago Norte, com a participação da comunidade.

No local, serão plantadas mudas de espécies do cerrado — como peroba, copaíba, ipês, pau santo e buriti — e distribuídas sementes identificadas, a fim de evidenciar a diversidade de árvores nativas usadas pelo projeto. "As árvores fazem com que a água se infiltre no solo e não escorra. A infiltração faz com que a água saia em nascentes ou olhos d'água, com o tempo. É importante sempre lembrar que água infiltrada é água guardada, e água escorrida é água perdida", explica professor e ecologista Nicolas Behr.

Nicolas ressalta que a água, no DF, é um recurso escasso. "Ainda vivemos com o mito da abundância em mente, com a ideia de que a água é infinita. O desperdício que vemos é causado por isso, mas, apesar da água ser um recurso renovável, ainda é o mais ameaçado pela expansão urbana, aterramento e urbanização em áreas de nascentes", alerta.

A ação faz parte do Recupera Cerrado — Orla Norte do Lago Paranoá, lançado na quinta-feira. A iniciativa é uma continuação do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas e Danos nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Governo do Distrito Federal, e deve revitalizar 40 hectares, com investimento de R$ 1,2 milhão provenientes de compensação florestal. O objetivo é garantir a segurança hídrica, a biodiversidade e o engajamento socioambiental integrado, com base nas ações de conscientização e preservação ambiental devido aos desgastes naturais e histórico de uso e ocupação.