Covid-19

Saúde abrirá 100 leitos no Hospital da Polícia Militar em até 20 dias

Ação será possível após Tribunal de Contas do Distrito Federal homologar contratação de empresa que operacionalizará atividades. Leitos serão em unidade de terapia intensiva (UTI) e enfermarias

Em até 20 dias, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) pretende ter instalado os 100 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e enfermaria do Hospital da Polícia Militar. A informação partiu do secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (31/3).

Um dia antes, o Tribunal de Contas (TCDF) havia homologado o pregão para contratação da empresa que vai operacionalizar as atividades. "Tudo está correndo bem. Na quarta-feira (6/4), estaremos prontos para iniciar a contratação e, posteriormente, conversando com a empresa, poderemos colocar os leitos à disposição (do público)", destacou o titular da pasta.

Antes, o certame estava parado para apuração do TCDF, que averiguava a existência de irregularidades e a existência de suposto superfaturamento na fase de cotação dos preços. À época, o tribunal questionou a relação entre duas empresas participantes da licitação, depois de as participantes recorrerem à Corte. 

No mês passado, o TCDF deu prazo para que a SES-DF se manifestasse sobre os questionamentos. No entanto, após receber as respostas do órgão, a Corte liberou a continuação do certame, após constatar que o pregão da seguiu as regras estabelecidas pela Lei de Licitações.  

*Estagiário sob a supervisão de Jéssica Eufrásio

Saiba Mais