Por influência de monges budistas, a gastronomia vietnamita se vale de uma variedade grande de vegetais. Quando recebe o aporte de peixes e carnes, já está de tal modo baseada em produtos frescos e uso mínimo de óleo. Dependente de ervas, que fazem o equilíbrio entre os ingredientes, mais o emprego seleto de especiarias, para garantir o bom gosto, a transformam em uma das culinárias mais saudáveis do mundo!
É isto que você vai poder comprovar a partir de 21 de abril, aniversário de Brasília, quando terá início o Festival Mundo Gastrô: Conexão Vietnã, que vai até 8 de maio em diversos restaurantes da capital. A iniciativa é do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar), cujo presidente, Jael Silva, buscou parceria com o país asiático para estabelecer uma conexão com o Distrito Federal. "Unindo sabores, saberes e turismo", afirmou Jael. O menu oferecido no almoço e no jantar é composto de entrada e prato principal. Serão duas faixas de preço: R$ 69 e R$ 89, ficando a cargo de cada estabelecimento escolher aquela que melhor se adequar a sua criação no prato.
O festival conta com o apoio efetivo da embaixada vietnamita, cuja embaixadora Pham Thi Kim Hoa, nascida em Hanói, capital do país, é profunda conhecedora dos segredos e das técnicas da cozinha, a ponto de orientar a execução dos pratos, como fez semana passada em um breve ensaio, no qual estiveram presentes alguns chefs e a equipe da embaixadora no restaurante Same Same, especializado na culinária do Sudeste Asiático.
Além do Same Same, que tem três operações (711 Norte, Pontão e 402 Sul), estão inscritos no evento os restaurantes Dom Francisco (Asbac e 402 Sul), Makisan, Grande Muralha, Fred, Taypá, Gran Bier, Sagres, Mayer, Downtown, Capim Dourado (hotel Grand Mercure), Ticiana Werner e Universal. Apoiam o festival o Senac, o BRB e a BAT Brasil (antiga Souza Cruz).
Buda estilizado
Desde o caldo de cana, passando pelo chá com leite de coco e chegando aos camarões salteados no molho de tamarindo, ao arroz jasmim com carne de porco, além do macarrão bifum e chips de alho e cebola roxa, fazem parte do exótico cardápio do Same Same, comandado pela chef Raquel Siqueira, que colocou a expertise à disposição dos chefs convidados para o ensaio. Fundado por ela há três anos na 711 Norte, o restaurante deu tão certo que atraiu os sócios Rodrigo Angelin e Murilo Hypolito, ex-donos do Together, envolvidos na expansão da marca com quatro operações, inclusive em Goiânia.
Só agora, porém, a grife tem um vinho para chamar de seu. Trata-se do Chardonnay da Valmarino (foto), fundada em 1997 em Pinto Bandeira (RS), cujo nome é uma homenagem aos antepassados que vieram de Cison di Valmarino, na Itália. De cor amarelo claro e tons esverdeados, o vinho branco ostenta no rótulo um buda estilizado como os que enfeitam a rede.
Italiano rápido
Há quase 20 anos, o expert no ramo de restaurantes André Sampaio e a sommelière Ana Clara Carvalho (foto) se conheceram no Grupo Fasano em São Paulo, onde ela trabalhava na fornaria, quando ele chegou em 2003. Em 2010, os dois vieram com a equipe que inaugurou o Gero Brasília, no Iguatemi, de onde ela saiu para se casar, enquanto André ficou até a criação do À Mano, na 411 Sul, onde chamou a amiga para assumir a adega. "Na época, Ana dizia que queria abrir o próprio negócio", lembra ele. A oportunidade veio, agora, quando os dois se lançam na produção de massas frescas no estilo fast food de alta qualidade, denominado Que Pasta?. Na praça de alimentação do Shopping Iguatemi, a partir de 10 de abril, com serviço de entrega. No menu, nhoque de abóbora, cappelletti, espaguete ao funghi e ravióli de ricota entre outros pratos.
Fora dos Eixos
A expansão do circuito gastronômico para os bairros, como no Taguatinga Shopping, teve aumento de 15% nas vendas e se prepara para receber, em julho, duas marcas gigantes do sabor: Coco Bambu, especializada em frutos do mar, com mais de 1 mil metros quadrados com brinquedoteca; e Outback, rede internacional que segue estilo australiano. O foco é a população da região Sul do Distrito Federal: Guará, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Riacho Fundo e Park Way.
Também em Águas Claras, chega uma novidade que bomba em Sampa e, agora, aterrissa por aqui, em forma de um pãozinho enrolado recheado com açúcar e canela, o cinnamon roll (foto). A iguaria de origem sueca (kanelbulle, por lá) seduziu o paulista Raphael Antonacci, que a transformou na marca Cinnaroll, franquia recém instalada no Gourmet Center do DF Plaza Shopping pelas mãos dos empresários Felipe e Amanda Dalpra. Há sete versões para os rolinhos, entre elas, chocolate amargo, mirtilo e amêndoas (R$ 21,90, tradicional; e R$ 14,90, mini); caramelo, flor de sal e raspas de chocolate e creme de pistache e chocolate ao leite (ambas por R$ 26,90, tradicional; e R$ 18,90, mini).
Fins de semana
Do outro lado da capital, na região do Jardim Botânico fica o Altiplano Leste, onde há um restaurante no estilo rural chamado Rota Leste, cujas caçarolas acabam de ser assumidas pela talentosa chef Raquel Amaral. Sábados e domingos (das 11h às 18h), ela serve atraentes petiscos, como pancetta com teriyaki, picles de cebola roxa e tangerina (R$ 26,80); pastéis de gorgonzola com chutney de pera e salame com cream cheese (R$ 28,40, quatro unidades); e mix de linguiças com melado e mostarda (R$ 8,60).
Há duas opções de prato principal: arroz de carne na cerveja preta com ovo assado no pimentão, tomate assado e croutons de queijo coalho (R$ 47); e camarão com bacon, purê de grão de bico, terra de azeitona e vegetais (R$ 72). Para adoçar a tarde, Raquel sugere panqueca de doce de leite com canela e sorvete (R$ 20). Reservas: 9 8450-8310 e 9 9176-5845 (WhatsApp).
Só até domingo
O brasiliense tem ainda três dias para experimentar os pratos inspirados no tema sabores da infância que norteou a 25ª edição do festival Restaurant Week, prevista para ser encerrado no último domingo, 27 de março. Devido à enorme procura do público, a direção do evento prorrogou até 3 de abril em todas as 63 casas espalhadas por nove regiões administrativas da capital. O valor dos menus se mantém o mesmo: R$ 49,90, almoço; e R$ 64,90, jantar, no tradicional; R$ 59, almoço; e R$ 74,90, jantar, no menu plus; e R$ 79, almoço; e R$ 109, jantar, no menu premium. Para conhecer os restaurantes e o que eles oferecem acesse o site @restaurantweekbrasil.
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