Flávia deixa governo e agoravai enfrentar adversários abertos

Correio Braziliense
postado em 01/04/2022 00:01
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) deixou ontem o cargo de ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República para se dedicar à campanha ao Senado. Foi quase um ano com muitos bombardeios e fogo amigo, com condutas machistas e intrigas. Muitos militares do Palácio do Planalto viam com desconfiança a atuação da política jovem e bonita novata na administração pública. Nos três anos e três meses de mandato até agora, Flávia foi a primeira deputada a presidir a Comissão Mista do Orçamento e nunca uma mulher havia assumido a secretaria de Governo da Presidência da República. A disputa ao Senado, com uma vaga, vai ser dura. Agora os bombardeios serão de adversários de Bolsonaro que vão cobrar explicações pelo negacionismo na pandemia e defesas à ditadura militar. Mas, se passar por essa prova, Flávia chegará em 2026 como candidata ao Palácio do Buriti.

Orgulho do desempenho

O ex-governador José Roberto Arruda disse à coluna que está disposto a ajudar a mulher, Flávia Arruda, na corrida ao Senado. "Vou ajudar, mas agora ela tem mais musculatura, tem imagem própria", disse. E acrescentou: "Posso ficar mais nos bastidores e cuidando das meninas (filhas). Mas ajudando sim e com muito orgulho pelo desempenho dela".

 

 

 

 

Presidente do Sinpol vai com Podemos

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Alex Galvão, acertou ontem a filiação ao Podemos. Ele é pré-candidato a deputado distrital. No Podemos, ele deverá integrar o grupo liderado pelo senador José Antônio Reguffe (União Brasil-DF). "Alex Galvão poderá fazer uma dobradinha com o General Paulo Chagas, pré-candidato do Podemos a deputado federal", afirma Luiz Pitiman, secretário-geral do Podemos-DF.

Comandante da PMDF aceita

convite para disputar a eleição

Convidado a entrar na política para disputar a eleição, o comandante-geral da Polícia Militar do DF, Coronel Márcio Vasconcelos, decidiu aceitar o convite para concorrer a mandato de deputado federal. Para isso, vai deixar o cargo e se filiar ao MDB. A candidatura do militar acaba trombando com a de um adversário de Ibaneis, o ex-deputado Alberto Fraga (PL), que tem base eleitoral entre policiais militares, e quer retornar ao Congresso.

Sarney Filho fica

 

O secretário de Meio Ambiente do DF, Sarney Filho, não vai se desincompatibilizar para concorrer nas próximas eleições. Ele pretende ficar até o último dia do governo Ibaneis. Na família, a irmã, Roseana Sarney, é quem vai se candidatar a deputada federal no Maranhão.

Corrida de aliados

O grande adversário de Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) nesta eleição é o aliado Professor Israel Batista. O deputado federal que busca a reeleição troca o PV pelo PSB. Precisa de Rollemberg para formar o coeficiente eleitoral. A recíproca é verdadeira. Quem tiver mais votos será deputado federal. A aposta interna é de que os dois serão eleitos, mas a briga para federal será árdua.

Liberdade religiosa

Ex-chefe da Casa Civil de Ibaneis Rocha, o advogado Valdetário Monteiro tomou posse como presidente da Comissão Nacional de Liberdade Religiosa da OAB. O cargo foi criado por portaria do presidente do Conselho Federal da Ordem, Beto Simonetti. Na posse, Valdetário afirmou: "Vem do ensinamento dos grandes constitucionalistas que há necessidade de existência da plena liberdade religiosa para que haja a plena liberdade civil e política. Assim como, em contrapartida, onde falta à liberdade institucional, fica comprometida ou ameaçada a liberdade religiosa".

TCDF completa 2 anos de sessões virtuais

O Tribunal de Contas do DF completa hoje dois anos de implantação das sessões plenárias virtuais. Iniciadas no começo da pandemia, as sessões por videoconferência passaram a ser transmitidas ao vivo pelo YouTube, onde ficam disponíveis para qualquer cidadão. Nesse período, o TCDF julgou virtualmente mais de 11 mil processos – dos quais cerca de 6 mil foram destacados para debate pelos Conselheiros – em 90 sessões ordinárias e 68 administrativas. Também foram realizadas duas sessões especiais para apreciação das Contas do Governo do DF, referentes aos exercícios de 2019 e 2020.

 Damares escolhe o DF
para domicílio eleitoral
Damares Alves escolheu o Distrito Federal como domicílio eleitoral. A dúvida persistiu até ontem quando veio a decisão. O cargo a ser disputado, no entanto, ainda depende de arranjos políticos. Se concorrer ao Senado, Damares atrapalha a candidatura de Flávia Arruda, que quer os votos bolsonaristas. Se o caminho for a Câmara dos Deputados, a ex-ministra da Mulher, Direitos Humanos e Família tira votos da deputada Bia Kicis (PL-DF), ou mais ainda dos candidatos republicanos com base evangélica, o deputado Júlio César Ribeiro e Gilvan Máximo, ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. De qualquer forma, o prazo final para mudanças de domicílio termina em 4 de maio.

  •  25/03/2022 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Entrevista com a Ministra da Casa Civil Flávia Arruda.
    25/03/2022 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Entrevista com a Ministra da Casa Civil Flávia Arruda. Foto: Minervino Júnior/CB
  • 26/09/2020 Crédito: Alan Rios/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF.  Governador Ibaneis Rocha e o vice governador, Paco Brito, durante caminhada na Feira do Guará.
    26/09/2020 Crédito: Alan Rios/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Governador Ibaneis Rocha e o vice governador, Paco Brito, durante caminhada na Feira do Guará. Foto: Alan Rios/CB/D.A Press
  •  14/02/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista Alex Galvão, presidente do Sindicato dos Policiais Cívis do DF.
    14/02/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista Alex Galvão, presidente do Sindicato dos Policiais Cívis do DF. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 24/08/2021 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Assinatura do decreto de reducao do Interticio da PM e dos Bombeiros. Com a presença do governador Ibaneis Rocha. No Palacio do Buriti. Na foto o Comandante da PMDF Coronel Marcio Calvacante Vasconcelos.
    24/08/2021 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Cidades. Assinatura do decreto de reducao do Interticio da PM e dos Bombeiros. Com a presença do governador Ibaneis Rocha. No Palacio do Buriti. Na foto o Comandante da PMDF Coronel Marcio Calvacante Vasconcelos. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • 01/01/2019. Crédito: Arthur Menescal/Esp.CB/DA.Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. CB na Posse. O advogado Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse como o sexto governador eleito pelo Distrito Federal ao lado do vice, Paco Britto (Avante). O até então governador, Rodrigo Rollemberg e a primeira dama Márcia Rollemberg, no Salão Branco do Palácio do Buriti.
    01/01/2019. Crédito: Arthur Menescal/Esp.CB/DA.Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. CB na Posse. O advogado Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse como o sexto governador eleito pelo Distrito Federal ao lado do vice, Paco Britto (Avante). O até então governador, Rodrigo Rollemberg e a primeira dama Márcia Rollemberg, no Salão Branco do Palácio do Buriti. Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press
  •  01/02/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. CB Poder recebe o deputado federal, Israel Batista (PV/DF).
    01/02/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. CB Poder recebe o deputado federal, Israel Batista (PV/DF). Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press
  •  17/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Entrevista com o secretário do meio ambiente do Distrito Federal José Sarney Filho.
    17/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Entrevista com o secretário do meio ambiente do Distrito Federal José Sarney Filho. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 28/05/2020. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. O secretário-chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Valdetário Monteiro, durante entrevista no CB Poder.
    28/05/2020. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. O secretário-chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Valdetário Monteiro, durante entrevista no CB Poder. Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Damares
    Damares Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE