Uniceplac

Inovação no ensino de medicina

Correio Braziliense
postado em 09/04/2022 00:01
 (crédito: Uniceplac/Divulgação)
(crédito: Uniceplac/Divulgação)

Formar profissionais com empatia, ética e competência para atuarem no mercado de trabalho são alguns dos objetivos do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac), instituição criada há 35 anos na capital do país e que comemora 20 anos do conceituado, tecnológico e moderno curso de medicina.

O médico e coordenador do Eixo de Habilidades do Curso de Medicina do Uniceplac, Helmgton José Brito de Souza, explica que a busca constante por renovação proporcionou à instituição nota máxima entre os cursos superiores do Ministério da Educação (MEC). "A nota é resultado de um conjunto de avaliações, entre elas o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, a qualificação do corpo docente, as instalações físicas, a responsabilidade social, a qualidade do ensino e outros fatores", enumera.

O talento empreendedor do fundador da instituição, Apparecido dos Santos, oficial da Aeronáutica e cirurgião dentista, causou fortes reflexos no desenvolvimento social e econômico das cidades e das localidades adjacentes em que os cursos foram implementados. No final da década de 1990, o campus que era no Lago Sul mudou para o Gama, alterando a história da região. "O constante compromisso em formar profissionais capacitados criou uma geração de profissionais de referência prontos a cumprir a missão de ajudar na solução de problemas e estabelecer adequados mecanismos de convivência social", afirma Helmgton.

Na última semana de março, na aula magna de entrega dos jalecos dos novos estudantes da instituição, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, compareceu à cerimônia e visitou o centro de simulação realística, o maior do Centro-Oeste. Inaugurado em 2018, o local recria o ambiente hospitalar e possui cinco salas para treinamento dos alunos, com manequins de última geração que ajudam nas simulações clínico-patológicas, emergenciais em UTIs e cirúrgicas (inclusive partos).

Reafirmando a credibilidade da instituição, Queiroga enfatizou os enormes avanços da medicina nos últimos anos e a importância dos alunos para o futuro da profissão. Em 20 anos de curso, o Uniceplac teve mais de 40 turmas de medicina, com mais de 1,2 mil médicos e médicas formados/as. Atualmente, o centro oferece mais de 20 cursos, com destaque para odontologia (o primeiro de Brasília e região), medicina, medicina veterinária, fisioterapia e direito. Na modalidade de ensino a distância (EAD), oferece duas opções de formação: gestão da qualidade e pedagogia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação