Exposição de cavalos

Granja do Torto recebe a 40ª exposição de cavalos mangalarga marchadores

O evento juntou 3 mil espectadores em quatro dias e distribuiu quatro motos para os principais premiados

Pedro Ibarra
postado em 10/04/2022 16:15 / atualizado em 10/04/2022 17:47
 (crédito: Pedro Ibarra/CB)
(crédito: Pedro Ibarra/CB)

Brasília recebeu alguns dos mais bonitos e talentosos cavalos mangalarga marchadores neste fim de semana. A Granja do Torto foi cenário da 40ª Exposição especializada em mangalarga marchador de Brasília. Uma competição que avalia os campeões da espécie no Brasil, levando em consideração aspectos morfológicos, a capacidade de marchar e a velocidade de exercer os comandos.

O evento tomou um dos locais de exposições da Granja do Torto entre os dias 5 e 10 de abril. A área foi adaptada para receber público, com praça de alimentação, ativações de marcas patrocinadoras e lojas de artigos relacionados à prática de equinos. a competição em si começou na última quinta (7/4) e teve os campeões revelados neste domingo (10/4). Ao todo 3 mil pessoas estiveram como espectadores nos dias de competição

Haras de São Paulo, da Bahia, de Minas Gerais, de Goiás e do Distrito Federal disputaram para decidir os melhores entre cavalos da raça brasileira conhecida por marchar. Ao todo, foram inscritos 271 animais, que disputavam três tipos de categorias: morfológicas, que levam em conta características físicas relacionadas à raça; marcha, como o cavalo performa o comando de marchar; e a ampla, que leva em consideração as duas outras categorias. Os equinos também são subdivididos por idade, jovem ou adulto, e sexo, cavalo ou égua.

De acordo com a organização do evento, esta foi a maior exposição em número de inscritos dos últimos 20 anos, considerada menor apenas em relação ao campeonato brasileiro, por não ter relevância nacional. Apesar de menos importante em âmbito macro, juntou grande parte dos haras e interessados em cavalos do Centro-Oeste e até figuras públicas. O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Rafael Prudente (MDB), atendeu ao último dia de evento, e o chefe Léo Hamu investiu em uma ativação na Granja do Torto. 

O sucesso foi grande, inclusive com muitas negociações de animais entre haras, mas é apenas o início do ano para exposição. Estão marcadas mais três etapas até setembro, além de eventos adjacentes de exaltação da espécie de cavalo brasileira. Só a Granja do Torto receberá mais dois em 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação