Como funcionará o comércio nos feriados de abril

Correio Braziliense
postado em 11/04/2022 00:01
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Na Semana Santa, o comércio do Distrito Federal só estará fechado na sexta-feira, dia 15. Abrirá normalmente no sábado (16) e no domingo de páscoa (17). A informação é do presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Sebastião Abritta. "As lojas precisam vender mais, impulsionando a economia e gerando empregos e renda", explica.

Aniversário
de Brasília

No feriado de 21 de abril (aniversário de Brasília), uma quinta-feira, o comércio de rua e de shoppings também funcionará normalmente. "Precisamos recuperar as perdas impostas pela pandemia", reforçou Abritta.

Aumento nas vendas

O Sindivarejista estima que, pelo menos, 350 mil pessoas devem ir às compras em busca de ovos de páscoa entre os dias 12 e 16 de abril. A expectativa é de alta de até 12% nas vendas, contra 2% da páscoa
de 2021. Os altos índices de vacinação contra a covid-19 injetam otimismo no comércio.

Expansão da rede Assaí vai gerar
4 mil empregos

O grupo atacadista Assaí pretende gerar mais de 4 mil novos postos de trabalho no Distrito Federal, entre 2022 e 2023, ao assumir as cinco lojas que eram do hipermercado Extra. Presente há mais de dez anos na capital, a empresa está em expansão nacional. O novo investimento faz parte do pacote de 70 pontos comerciais adquiridos no ano passado, que acelerou o processo de ampliação. A meta é chegar a 300 lojas no país até 2023.

Lojas reformadas

"Nosso modelo de negócios é baseado em serviços, atendimento e preço baixo. As lojas serão reformadas e nelas os clientes encontrarão espaço climatizado, corredores largos, iluminação aperfeiçoada e estacionamento amplo, além de um mix variado de produtos e serviços como cafeteria e açougue", conta Mauro Peixoto, diretor regional do Assaí.

Contratação de funcionários

Peixoto afirma que a rede considera o DF um mercado estratégico e que o grupo vai contribuir com a economia local. Os antigos funcionários das unidades do Extra terão prioridade na contratação. Além de ajudar a manter empregos, a rede vai abrir mais vagas. "Uma loja Assaí demanda 50% mais postos do que uma do Extra na época do seu fechamento", explica.

Quanto Café amplia e
agora também faz torrefação

Inaugurado em 2018, o Quanto Café, na 103 Norte, ganhou destaque por servir cafés especiais e cardápio preparado no local, com resgate do processo artesanal. Os sócios Elaine Lina e Gustavo Pimentel decidiram ampliar o negócio e passaram a torrar o café que servem. Abriram recentemente o Quanto Torrefação.

Kit com grãos nobres

Nesta semana, os empreendedores, que são primos, apostam mais alto: lançam um novo produto embalado para levar. "É um kit pensado especialmente para presentear, por tratar-se de grãos nobres, colhidos a mão e torrados artesanalmente. Isso tudo com muito respeito à cadeia produtiva", conta Lina.


Funcionários em primeiro lugar

Depois de passar pela difícil fase da pandemia, os sócios do Quanto Café comemoram a volta do salão cheio com as 11 mesas sempre disputadas. "Nós íamos abrir a torrefação em 2019, mas veio a pandemia e usamos o dinheiro para pagar nossos funcionários, mesmo com o café fechado. Não queríamos demitir ninguém. Então, só agora recuperamos o fôlego para voltar a investir no negócio", explica Lina.

Espaço de cura

Os sócios relembram, com emoção, quando os clientes iam solitários ao café chorar a perda de um ente querido. "Sentimos que aqui era um espaço de cura, de pausa, de reflexão para aquele momento tão difícil que todos passávamos. Vinham para cá pessoas que tinham saído de algum velório", contam Gustavo e Lina. Agora, com a vacinação, o clima é outro. "A alegria voltou, os amigos se reunindo de novo para celebrar a vida".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 24/03/2020. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia-DF. Pascoa. Ovos de pascoa no Carrefour.
    24/03/2020. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia-DF. Pascoa. Ovos de pascoa no Carrefour. Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  •  Crédito: Arquivo Pessoal. Capital S/A. Sebastião Abritta do Sindivarejista
    Crédito: Arquivo Pessoal. Capital S/A. Sebastião Abritta do Sindivarejista Foto: Arquivo Pessoal
  •  06/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  Quanto Café, 103 norte.Lina dos Santos e Gustavo Pimentel, proprietários.
    06/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Quanto Café, 103 norte.Lina dos Santos e Gustavo Pimentel, proprietários. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação