Covid-19

Quarta dose para público a partir de 70 anos

Rafaela Martins
postado em 14/04/2022 00:01
 (crédito: QR Code)
(crédito: QR Code)

O feriado da Semana Santa começa hoje para diversos brasilienses, mas para quem deseja receber o imunizante contra a covid-19, os pontos de vacinação seguem com programação regular no Distrito Federal (confira no QR Code).

Além da primeira dose, segunda dose, terceira dose e quarta dose contra o vírus da pandemia, a Secretaria de Saúde também disponibiliza as vacinas de rotina, como sarampo e influenza. O funcionamento dos serviços é das 8h às 17h, durante o dia, e das 18h às 22h, nos pontos noturnos.

Interessados em receber a quarta dose, precisam ficar atentos. Ontem, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou a autorização imediata para a vacinação da quarta dose em pessoas acima de 70 anos. Antes, somente o público acima de 80 anos tinha acesso a essa etapa de reforço.

A autorização para a faixa etária beneficiada acontece 12 dias depois do início da vacinação para maiores de 80 anos, a partir do dia 1º de abril. Segundo o vacinômetro da Secretaria de Saúde (SES-DF), 11.212 pessoas já tomaram a quarta dose no Distrito Federal.

Boletim epidemiológico

O Distrito Federal teve 1.091 mil casos de covid-19 não notificados entre janeiro e março deste ano. Devido à instabilidade de informações do Sistema Único de Saúde, esses casos foram incluídos no boletim epidemiológico apenas ontem pela pasta responsável.

 

A secretaria garantiu que "a inclusão desses novos dados não altera o perfil epidemiológico da covid-19 no DF, onde a situação da pandemia continua em declínio". Além disso, ontem foram registrados 109 casos e quatro mortes. Dos óbitos, duas vítimas eram do sexo masculino e outras duas do sexo feminino, e todas possuíam mais de 70 anos. Ao todo, 11.623 pessoas morreram na capital do país desde o início da pandemia. O total de infectados na capital federal desde o início da pandemia chegou a 694.975.

Em relação aos números da imunização. No DF estão com o ciclo vacinal completo, com primeira e a segunda dose (D2) ou o imunizante de dose única (DU), 2.363.814 brasilienses, o que representa 82,99% do público, com 5 anos ou mais, apto para a vacinação no DF.

Além disso, 2.501.314 moradores da capital federal já tomaram, pelo menos, a primeira dose (D1) da vacina contra a covid-19 desde o início da pandemia, o que equivale a 89,95%. Quem tomou a terceira dose, quarta dose ou dose adicional somam 1.153.833 pessoas, o que corresponde a 40,42% dos cidadãos habilitados, ou seja, quem recebeu a segunda dose há pelo menos quatro meses.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação