Latrocínio /

Recompensa para localizar assassino

Geralda Cândida Santos, 79 anos, foi morta dentro de casa, no Guará 2. Acusado de cometer o crime, José Paulo Trindade, 64, é procurado pela Justiça desde dezembro de 2021

Darcianne Diogo
postado em 14/04/2022 00:01
 (crédito: PCDF/Divulgação)
(crédito: PCDF/Divulgação)

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) fixou em R$ 5 mil a recompensa para quem fornecer informações que levem à prisão de José Paulo Trindade, 64 anos, procurado pela Justiça desde o começo de dezembro de 2021 por assassinar uma idosa de 79 anos, no Guará 2. O crime é tratado como latrocínio (roubo seguido de morte) e há informações de que o acusado esteja escondido no Rio de Janeiro ou em São Paulo, na casa de familiares.

Geralda Cândida Santos estava sozinha em casa na manhã de 6 de dezembro, na QE 30, quando José se passou por marceneiro e a abordou no portão, conforme registraram as câmeras de segurança. O homem permaneceu por 28 minutos no imóvel, tempo em que estrangulou a mulher com um fio de extensão e fugiu com uma mochila e um notebook.

Outras filmagens colhidas pelos investigadores da 4ª Delegacia de Polícia (Guará) mostraram o acusado desembarcando na QI 7 do Guará e, de lá, indo para a casa da filha, em Planaltina de Goiás. Os policiais estiveram no município goiano, mas, segundo a filha, o pai saiu da residência na noite anterior da chegada dos agentes. Desde então, investigadores viajaram para o Rio de Janeiro e em São Paulo em busca do paradeiro de José, uma vez que o homem tem parentes nos respectivos estados.

Natural de Porto Alegre (RS), José é foragido do sistema prisional do DF desde 2015 e acumula 16 passagens criminais por roubos e furtos. Ele ainda tem seis mandados de prisão em aberto em São Paulo. Em 2015, José fugiu do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). De acordo com a apuração policial, ele também é suspeito de cometer dois estupros, um em Goiás e outro em Ceilândia.

Lei

Diante de todas as diligências efetuadas pela Polícia Civil (PCDF), a corporação solicitou a recompensa para quem fornecer informações contundentes que levem à prisão de José. Segundo o delegado-chefe da 4ª DP, Anderson Espíndola, essa possibilidade é adotada quando a equipe extinguiu todos os recursos de busca. "Fizemos várias diligências e não estamos vendo forma de identificar. Dessa forma, solicita-se a recompensa", explica.

Nesses casos, o pedido é repassado à SSP-DF. O decreto que dispõe sobre as recompensas para a localização de suspeitos de crimes foi publicado e assinado em 15 de novembro de 2019 pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que institui o Sistema de Recompensas do Distrito Federal. O objetivo é estimular a participação da comunidade e premiar com dinheiro a denúncia que for determinante na identificação e prisão de autores de crimes graves, como os hediondos e contra a vida, os contra a administração pública, os praticados por organização criminosa, entre outros previstos no decreto ou por decisão da autoridade policial.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação