Compaixão /

Páscoa solidária anima creches no DF

Centenas de crianças carentes atendidas por diferentes instituições do Distrito Federal celebraram a Páscoa com muito doce e brincadeiras. Mobilização contou com a participação de voluntários

Júlia Eleutério
postado em 17/04/2022 00:01
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Crianças em situação de vulnerabilidade costumam passar a Páscoa sem viver a magia da data, ver um ovo ou barra de chocolate e muito menos compartilhar de uma mesa farta. Para amenizar essa triste realidade e levar um pouco de alegria para esse público, voluntários e instituições se mobilizam para promover a Páscoa Solidária. Nesta semana, o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc), em parceria com a GPS Foundation, deu início às entregas de mais de 2,4 mil caixas de bombons na Creche Promovida, em São Sebastião.

As cerca de 220 crianças de 6 a 14 anos atendidas pela entidade experimentaram ontem uma manhã de felicidade e celebração ao receber os presentes. Além dos doces, elas se fartaram de picolé, cachorro quente e pipoca e participaram de muitas brincadeiras. Luíza Paes, 6 anos, estava radiante com a lembrança recebida e já planejava dividir os bombons com a família quando chegasse em casa. "Gosto mais do chocolate branco", disse a menina, ansiosa por abrir logo a caixa e degustar o seu predileto. "Eu gosto da Páscoa. Queria mesmo era um ovo gigante só pra mim", revelou.

Doação

Atendendo estudantes de São Sebastião em contra turno com a escola, a instituição é a primeira das 18 comunidades em situação de vulnerabilidade social que serão contempladas com as visitas. As irmãs Emanuelly de Jesus Teles, 6 anos, e Débora, 13, participaram do projeto e, também, receberam suas caixas de chocolates simbolizando a Páscoa. A mais nova afirmou que também vai compartilhar o presente com a família. "Gosto muito de chocolate. Estou muito feliz. Quando eu chegar em casa, eu abro para minha família comer comigo", disse a pequena.

Já a irmã mais velha, Débora, afirmou que iria comer todos os chocolates sozinha. "Eu não vou dividir não, quero comer tudo", disse. Para a estudante, a iniciativa é uma possibilidade de mudança e traz esperança para quem não pode comprar os sonhados ovos de Páscoa. "Eu acho importante essa ação, porque nem todo mundo tem essa bondade de pensar no próximo assim", declarou, lamentando não ser "muito comum a gente comer chocolate".

Denominada Páscoa Para Todos, a iniciativa do Sesc-DF faz parte do calendário de ações sociais para 2022. A ação propõe doações durante todo o ano, com campanhas solidárias no Dia das Mães, Dia das Crianças e no Natal, além de doação de roupas e cobertores no período de frio. A coordenadora da creche, Selma Freitas, agradeceu as doações e celebrou a atitude que, segundo ela, ajuda no fortalecimento do vínculo com as crianças.

"Depois de dois anos de pandemia e com o retorno das aulas presenciais, finalmente estamos nos reunindo para celebrar essa data tão especial. Esse dia festivo, com essa entrega dos chocolates, representa vida, esperança, mostra para essas crianças que nós estamos aqui e nos importamos com elas. Acreditar no ser humano é trazer para perto, acolher e caminhar juntos. A importância dessa ação é de retomada do caminho de esperança e solidariedade", disse Selma.

Os alunos do Colégio Objetivo também participam do Páscoa Solidária. Juntos, eles arrecadaram mais de mil ovos e chocolates para doação. A ação, promovida ontem, beneficiou mais de 860 crianças em nove instituições da capital, como a ONG Formiguinhas do Bem (Vicente Pires), Casa da Mãe Preta (Park Way),  Creche Bem Me Quer (São Sebastião), Casa da Criança Batuíra (Ceilândia) e Centro Social Comunitário Tia Angelina (Varjão). A intenção da escola e dos alunos é tornar a data mais doce e alegre para aqueles que mais precisam de ajuda.

Esperança

"A Páscoa é reflexão". Esta foi a frase escrita em um quadro na sala de aula da Legião da Boa Vontade (LBV), na Asa Sul. A mensagem reforça a necessidade de repensar nas atitudes na celebração deste domingo. A instituição, que atende crianças carentes de 2 a 14 anos, ainda está em busca de doações e convoca a sociedade a se mobilizar para arrecadar doces e chocolates para distribuir às crianças e jovens atendidos pelo Centro Comunitário de Assistência Social e pela Escola de Educação Infantil.

A maioria das crianças atendidas são moradoras da Estrutural e, muitas vezes, a data da Páscoa é a chance de comer um chocolate. O gestor social da LBV, Paulo Araújo, conta que as crianças adoram a celebração e a entrega dos kits de bombons torna o dia delas ainda mais especial. "Com as doações, a gente tem conseguido incrementar bastante essa festa. São coisas pequenas, mas que, muitas vezes, os pais não têm condições de comprar", ressalta Paulo, acrescentando que, em outros anos, a LBV chegou a atender 10 outras instituições com doações de chocolates.

O gestor ressalta que o período de pandemia foi muito difícil para essas famílias em situação de vulnerabilidade e que, mesmo com a onda de covid-19 amenizada, é imprescindível manter os trabalhos de ajuda social. "Agora que as coisas estão voltando ao normal, muitas pessoas acham que os problemas acabaram, mas isso não é verdade. Ainda tem muita gente passando por muita dificuldade e necessidade", disse. "No meio de tudo que a gente está passando, acho que o chocolate ameniza um pouco os desafios que essas crianças passam com problemas em casa. É uma forma de criarmos um pouco mais de esperança para elas. Não é só chocolate que falta na mesa dessas famílias, falta arroz, feijão, o básico", pontua o gestor destacando que ainda faltam doações de bombons para a próxima semana.

A LBV atende cerca de 600 crianças e jovens e realiza, periodicamente, ações de amparo às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. O atendimento se estende às famílias das crianças, com o propósito de amenizar os prejuízos causados pela pandemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação