Políticos acompanham a Via Sacra

Correio Braziliense
postado em 16/04/2022 00:01
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Muitos políticos participaram ontem da festa da Via Sacra de Planaltina, evento que reúne milhares de pessoas todos os anos. O empresário Paulo Octávio, presidente do PSD-DF, almoçou com os atores da encenação da paixão de Cristo. Também passaram por lá o vice-governador Paco Britto (Avante), a deputada Celina Leão (PP-DF), o ex-deputado Tadeu Filippelli e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Abrantes vai se submeter a cirurgia

Frequentador há anos da Via Sacra de Planaltina, o deputado distrital Cláudio Abrantes (PSD) não participou da festa religiosa neste ano. O político que ficou conhecido por representar Cristo na tradicional encenação da Semana Santa sofreu um acidente de moto na noite de quinta-feira e está no hospital Sírio-Libanês. No acidente, Abrantes sofreu uma lesão e hoje será submetido a uma cirurgia na coluna cervical. "Estou muito confiante em Deus e nos médicos que ele colocou na minha vida", disse o distrital.

Paula Belmonte diz que,
no DF, maioria é do Cidadania

A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) explica que o Cidadania tem a maioria do colegiado da federação no DF. Segundo a deputada que pretende concorrer ao Senado, o estatuto da Federação é claro em relação à formação do colegiado. "O que será determinante são os votos para deputados federais em cada unidade federativa. Tanto o artigo 17º como o 18º falam que na formação do colegiado será respeitada a votação dos deputados federais. No caso do DF, o Cidadania tem esta prioridade", afirma. E acrescenta: "No Brasil inteiro, o Cidadania terá somente quatro lugares com esta maioria. O DF é um deles. Nos demais 23, pelo critério objetivo estatutário, a maioria será do PSDB".

Ação rápida

Vários políticos se solidarizaram ontem com o brutal ataque ao jornalista Gabriel Luiz, ocorrido no Sudoeste, que deixou a cidade assustada e sentindo-se insegura. O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi um que se manifestou. "Ao mesmo tempo em que torço por sua plena recuperação, quero agradecer o empenho da equipe do Corpo de Bombeiros do DF, que prontamente atendeu a ocorrência; aos servidores do Hospital de Base/Iges DF, pela dedicação no atendimento diante da situação tão delicada; e à Secretaria de Segurança Pública, que em questão de horas localizou os suspeitos pelo crime", disse Ibaneis. A Polícia Civil do DF agiu rapidamente e reduziu o desgaste do governo na área de segurança.

Força, Gabriel

A coluna se solidariza com o jornalista Gabriel Luiz, editor do DFTV, e torce pela recuperação rápida e total. Brasília precisa de você, Gabriel!

À QUEIMA-ROUPA

Senador Izalci Lucas (PSDB-DF)

"A deputada Belmonte é um excelente quadro e pode dar muita contribuição ao Distrito Federal. Vamos estar juntos"

Sua candidatura ao
governo vai até o fim?

Vai sim até o fim das eleições e será vitoriosa. O partido quer levar suas propostas aos brasilienses e lançou minha candidatura em dezembro do ano passado. Nestes meses, temos realizado reuniões partidárias nas cidades e discutido propostas para os vários segmentos da sociedade: mulheres, negros, juventude. Hoje, o PSDB tem uma ativa militância com capilaridade em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

Quem tem a prerrogativa de decidir os rumos da federação PSDB-Cidadania?

A prerrogativa final decisória é da direção nacional da federação, composta de 15 membros do PSDB e quatro do Cidadania. Mas essa questão não é meramente numérica e nem simplesmente de estatuto, que aliás em seu artigo 32 define que a decisão final de candidaturas majoritárias cabe à direção nacional da Federação. A questão é essencialmente política e deve levar em consideração a trajetória política dos envolvidos. Fui deputado distrital, secretário de Estado, deputado federal e senador eleito com mais de 400 mil votos. O PSDB tem propostas para Brasília e quero levá-las à população.

Vai ter um embate
com a Paula Belmonte?

Não haverá embate algum com a deputada Paula Belmonte. Estamos no mesmo campo político, seu marido é meu primeiro suplente, e ela é uma excelente parlamentar para quem exerce seu primeiro mandato político.

Tem como compor?

Claro que sim. Eu sempre estou aberto ao diálogo, ao melhor entendimento político. Tenho certeza que vamos caminhar juntos para o bem de Brasília. Até as convenções partidárias em julho, muita água vai correr debaixo da ponte, como ensina o dito popular. A deputada Belmonte é um excelente quadro e pode dar muita contribuição ao Distrito Federal. Vamos estar juntos.

Quem deve ser o palanque presidencial?

O partido tem uma candidatura posta oficialmente em convenção, que é a do ex-governador Doria. Os partidos aliados para compor uma candidatura da chamada terceira via marcaram a data de 18 de maio para definir quem será o nome que disputará a Presidência da República. Vamos aguardar até lá e ver qual será o indicado, que terá o palanque do PSDB em Brasília.

E como está a sua relação com os também candidatos Reguffe e Leila, seus colegas de Senado?

Tenho enorme admiração por eles, que também defendem o DF no Senado. Temos conversado muito sobre o quadro eleitoral da cidade e discutido a possibilidade de estarmos juntos em outubro. Conheço Reguffe há mais tempo, tivemos a mesma trajetória — da Câmara Legislativa ao Senado — e a postura dele é excelente. Tem uma trajetória limpa, de honestidade, de economia ao erário público e também trouxe muitos recursos para o DF. Merece sempre meu reconhecimento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 24/05/2021 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. CB Poder recebe o Senador Izalci Lucas. Na bancada Denise Rothenburg.
    24/05/2021 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. CB Poder recebe o Senador Izalci Lucas. Na bancada Denise Rothenburg. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  •  Crédito: Reprodução/Redes Sociais. Eixo Capital. Deputado distrital Cláudio Abrantes (PSD) no hospital, onde será submetido a uma cirurgia na coluna em decorrência de um acidente de moto
    Crédito: Reprodução/Redes Sociais. Eixo Capital. Deputado distrital Cláudio Abrantes (PSD) no hospital, onde será submetido a uma cirurgia na coluna em decorrência de um acidente de moto Foto: Reprodução/Redes Sociais
  •  Crédito: Arquivo Pessoal. Eixo Capital. Paulo Octávio acompanha Via Sacra de Planaltina
    Crédito: Arquivo Pessoal. Eixo Capital. Paulo Octávio acompanha Via Sacra de Planaltina Foto: Arquivo Pessoal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação