Ressurreição

Missa de Páscoa lota Catedral de Brasília

Dois anos depois, celebração volta a reunir fiéis da capital presencialmente. Arcebispo lembrou mortes e sofrimentos durante a pandemia

Pedro Ibarra
postado em 18/04/2022 00:01
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Dois anos depois de celebrações virtuais por causa da pandemia, fiéis voltaram a se reunir para celebrar o domingo de Páscoa na Catedral de Brasília. Mais de 4 mil fiéis compareceram ao culto ecumênico, extrapolando a lotação máxima do principal templo do DF. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo dom Paulo Cezar Costa, que destacou o processo da volta à normalidade após o avanço da vacinação contra a covid-19. Apesar da aglomeração, a grande maioria dos presentes não usou máscaras de proteção.

"A grande tônica dessa Páscoa é que, depois de um tempo forte em que sentimos com muita força a morte e o sofrimento, nós estamos sentindo agora a vida e a força da vida nova, que nasce da ressurreição e da ressurreição de Cristo. A Páscoa já é uma grande solenidade para nós, mas este ano ela toma um ar todo especial de vida nova, que está aí produzindo e transformando as pessoas, fazendo com que elas continuem a caminhada com alegria e esperança", disse. 

 A tradicional missa de Páscoa teve início às 10h30 e aproximadamente 1h30 de duração. Lembrando a ressurreição de Cristo, o dom Paulo passou uma mensagem de união entre a igreja e os fiéis. Famílias inteiras e uma grande quantidade de crianças compareceram ao evento. "Senti com muita força a vibração na igreja", comemorou o arcebispo. "O povo está esperando uma palavra de fé", completou.

Dom Paulo afirmou que vem acompanhado todas as celebrações da Semana Santa de perto e que todo o DF está retornando às igrejas. "As notícias que tenho das nossas 156 paróquias é de que todas estão cheias, lotadas de pessoas celebrando a vida. A vida do ressuscitado, que tocou seus corações, que dá esperança e nos faz olhar para frente com alegria", disse. "Essa é a beleza da fé, que traz esperança na vida das pessoas, que faz a gente saber que não estamos sozinhos, que o senhor está vivo e ressuscitado e caminha conosco", conclui.

Pároco da Catedral, o padre Paulo Renato também comemorou a lotação do monumento. "Foram dois anos de distanciamento social, das pessoas em casa. É muito bom rever as igrejas cheias. São elas que acendem a chama da fé", disse. A celebração de páscoa foi ainda mais emocionante para o sacerdote, já que foi a primeira vez que ele participou da missa como o responsável pela catedral. "É muito bonito viver isso, ver a casa cheia em uma data tão especial."

Entre os fiéis, o clima também foi de regozijo e crença de que dias melhores virão. O casal Thiago Costa e Herllys Sampaio participaram de uma missa na catedral pela primeira vez. "A Páscoa é um momento do ano de muita espiritualidade. É muito bom viver essa emoção em um lugar tão bonito, com a atmosfera tão boa", disse Thiago, revelando que pretende adora ser frequentador assíduo da catedral.

O casal aproveitou a páscoa para agradecer a chegada do primogênito. Herllys afirma que este é o mais importante momento da vida do casal. "Para gente, essa Páscoa tem uma sensação ainda maior de bênção", disse. "Esperamos esses dois anos de pandemia para termos um filho. Estamos vivendo um momento glorioso", completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  17/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  Catedral Metropolitana de Brasília, Missa de Páscoa, celebrada pelo Arcebispo Paulo Cezar Costa.
    17/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Catedral Metropolitana de Brasília, Missa de Páscoa, celebrada pelo Arcebispo Paulo Cezar Costa. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •  17/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  Catedral Metropolitana de Brasília, Missa de Páscoa, celebrada pelo Arcebispo Paulo Cezar Costa. Thiago Costa e Herllys Sampaio.
    17/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Catedral Metropolitana de Brasília, Missa de Páscoa, celebrada pelo Arcebispo Paulo Cezar Costa. Thiago Costa e Herllys Sampaio. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •  17/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  Catedral Metropolitana de Brasília, Missa de Páscoa, celebrada pelo Arcebispo Paulo Cezar Costa.
    17/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Catedral Metropolitana de Brasília, Missa de Páscoa, celebrada pelo Arcebispo Paulo Cezar Costa. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação