Programe-se

Aproveite o dia de folga e saiba o que vai funcionar hoje

Correio Braziliense
postado em 21/04/2022 00:01

No duplo feriado — aniversário de Brasília e Tiradentes — os brasilienses devem ganhar as ruas aproveitando o dia sem as restrições impostas pela covid-19. Com programações em diferentes locais da cidade, muitas atividades e serviços funcionarão normalmente, outras terão horário diferenciado. Confira:

Comércio

Segundo o Sindivarejista, o comércio pode funcionar normalmente, mas alerta que os empresários de varejo que queiram abrir devem obter o Certificado de Abertura aos domingos e feriados para evitar possíveis multas. Shoppings, supermercados, feiras e farmácias também funcionam.

Transporte público

Na quinta, a frota de ônibus irá rodar com a tabela horária de domingo, enquanto o Metrô-DF funciona no horário de feriado, das 7h às 19h. Na sexta ambos os transportes funcionam normalmente.

Saúde

Considerando que, além do feriado, a sexta-feira é de ponto facultativo para o servidores da Saúde, a vacinação estará disponível apenas no sábado. Ainda assim, os serviços de urgência e emergência funcionaram durante 24h. Por sua vez, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas na quinta e na sexta.

Segurança

O Corpo de Bombeiros funciona com regime de escalas de 24h, sem interrupção, para o atendimento de emergências. Enquanto isso, a Polícia Militar tem todos seus batalhões trabalhando em regime de plantão ininterrupto. Assim como a Defesa Civil que vai manter uma equipe disponível.

Lazer

O Eixão do Lazer estará aberto para o público na quinta, das 6h às 18h, sem tráfego. Na sexta o fluxo de veículos volta ao normal.

Entre as alternativas de diversão, o Zoológico opera normalmente todos os dias, das 9h às 17h, com entrada permitida até às 16h. Por sua vez, os parques do DF funcionarão nos horários padrões em todos os dias, como informa o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Por fim, as piscinas da Água Mineral, no Parque Nacional de Brasília, estarão abertas das 7h às 17h, no feriado, sexta-feira e no fim de semana. As trilhas também funcionarão no mesmo horário.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação