OBITUÁRIO

Morre Hely Vicentini, procuradora aposentada do DF, aos 83 anos

O velório de Hely será realizado neste sábado (23/4), a partir das 9h, no cemitério Campo da Esperança

Darcianne Diogo
Camilla Germano
postado em 22/04/2022 18:02 / atualizado em 22/04/2022 18:16
 (crédito: Edy Amaro/Esp. CB/D.A Press -  24/06/2016)
(crédito: Edy Amaro/Esp. CB/D.A Press - 24/06/2016)

Morreu, nesta sexta-feira (22/4), Hely Vicentini, procuradora aposentada do Distrito Federal. Hely tinha 83 anos e será sepultada na manhã deste sábado (23/4), no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul

Conhecida pelo sorriso fácil, Hely contagiava a todos ao seu redor. A procuradora saiu de São Paulo e veio para Brasília ainda na década de 1960 — ano de fundação da capital — e logo procurou um clube para se associar, escolhendo o Cota Mil, que acolheu e abriu as portas para a servidora. Trabalhou por 20 anos na Terceira Vara Cível e foi primeira mulher de Brasília a fazer a Escola Superior de Guerra.

Hely ajudou a quebrar o tabu do uso de roupas femininas na Escola Superior de Guerra (ESG), quando fez o curso em 1976, segundo Silvestre Gorgulho, ex-secretário de Cultura.

Ele contou que Hely tinha apenas duas outras colegas durante no tempo no curso e, durante uma das várias viagens que fizeram pelo Brasil, a incomodava o fato de vários homens ficarem tentando olhar por debaixo da saia das meninas — roupa à época obrigatória para mulheres. Então, Hely fez uma sugestão que foi acatada pelo comandante:que mulheres usassem ternos para entrar no avião.

Em entrevista concedida ao Correio em julho de 2019, em uma série especial de clubes de Brasília, Hely contou sobre a história de vida repleta de conquistas, e creditou os melhores momentos dessas décadas ao tempo que passou no Cota Mil. “Quando cheguei a Brasília, vindo de São Paulo, me levaram primeiro a um outro clube. Achei legal, mas não me identifiquei. Logo em seguida, meus amigos me apresentaram o Cota, e eu disse: "Aqui é o meu lugar", disse a aposentada à época.

Por mais de 50 anos, ela se manteve como sócia do clube e relatou, à época, sobre os encantos com o ambiente, o clima agradável e as festas.

Hely deixa a filha Marianne Vicentini e o neto Arthur — filho do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda.

O velório de Vicentini será realizado a partir das 9h, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, na Capela 7. O sepultamento será as 11h30.

Velório de Hely Vicentini acontecerá no dia 23/4 no cemitério Campo da Esperança
Velório de Hely Vicentini acontecerá no dia 23/4 no cemitério Campo da Esperança (foto: Reprodução)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação