Infectados podem morrer

Correio Braziliense
postado em 27/04/2022 00:01

"A dengue, doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, comumente causa febre, dores no corpo e nas articulações, além de dor de cabeça e atrás dos olhos e manchas na pele. Alguns pacientes podem sentir enjoos, dor abdominal intensa, sinal de sangramento, vômito persistente, agitação ou sonolência. São sinais de alerta. Qualquer paciente com esses sintomas deve procurar imediatamente atendimento médico.

No entanto, os sintomas da dengue são muito inespecíficos. Os sinais de alarme servem para indicar que o paciente precisa buscar atenção médica, porque as formas graves da dengue podem evoluir inclusive para óbito. Contra a dengue, não há tratamento específico. Não existe um remédio que vai tratar a infecção viral. O tratamento é feito com medicações sintomáticas para aliviar dores e febre. O paciente em recuperação deve manter repouso e observar os sinais de alarme. A imensa maioria vai evoluir com melhora dos sintomas espontaneamente."

André Bon, infectologista do Hospital Brasília 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE