Venda de imóveis cresce quase 200% no primeiro trimestre

Correio Braziliense
postado em 29/04/2022 00:01

O volume de vendas de imóveis, entre janeiro e março, atingiu o valor de R$ 15,83 bilhões, superando o acumulado no mesmo período de 2021. Um aumento de R$ 10,5 bilhões, o que representa crescimento de 197,60%. A variação se deve, principalmente, à redução da alíquota
do ITBI de 3% para 1%, a partir de janeiro de 2022.

Porto seguro

"Esse resultado comprova que o mercado imobiliário se consolida como o grande porto seguro dos brasileiros. E a redução do ITBI contribuiu muito para que mais pessoas pudessem realizar o negócio", avaliou o presidente do Sindicato da Habitação no DF (Secovi), Ovídio Maia.

Valores em estabilidade

Outro destaque da pesquisa do Secovi é em relação aos valores do metro quadrado dos imóveis, que, após o "boom" em 2019, seguem em estabilidade agora. O crescimento no valor médio de apartamentos no Plano Piloto, no primeiro trimestre de 2019, foi de 15,59%. No mesmo período de 2021, ficou em 7,79%; e, atualmente, encontra-se em 2,69%.

Águas Claras

A tendência segue, também, na região de Águas Claras, onde o valor do m² no primeiro trimestre de 2019 teve crescimento de 49,24%. Em 2021, de 16%; e, no primeiro trimestre deste ano, está em 2,56%.

Homenagem ao pioneirismo dos Diários Associados

Quem passa pela exposição, no CCBB, das capas do Correio Braziliense ao longo de 62 anos de história não resiste a uma foto em especial. Entrar na caixinha instagramável para um registro com as "páginas da história", é pura diversão. Ana Elisa Dumont, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), passou por lá no coquetel de abertura da exposição, no início da semana, como muitos convidados do evento. O encontro celebrou o aniversário do Correio e da capital federal. Bernardo Brandão, sócio-diretor da DGBB, e Lianez Padilha, assessora de Comunicação do Grupo Santa, também participaram da noite em homenagem aos Diários Associados.

Mulheres de Brasília são as
que mais investem na Bolsa

O Distrito Federal tem o maior percentual de mulheres aplicando na Bolsa brasileira, representando 26,1% em relação ao número total de investidores, aponta a última pesquisa Monitor XP. O DF está à frente do Rio de Janeiro (25,6%), de São Paulo (25,4%) e de Minas Gerais (23,1%).

Ritmo acelerado

"Apesar de a representatividade ainda ser pequena, considerando o total de investidores pessoas físicas, o número de mulheres que investem vem crescendo em ritmo acelerado, com alta de 40% desde 2020", explica a líder da XP no Centro-Oeste, Vanessa Thomé.

Faixa etária

O país fechou março com 1.192.489 investidoras. A maioria está na faixa etária entre 26 e 35 anos, o que demonstra que um público mais jovem está cuidando das finanças.

Expectativa para o Dia das Mães

O Dia das Mães, comemorado no próximo 8 de maio, é a segunda data de maior movimentação no varejo, perdendo apenas para o Natal. Neste ano, com o arrefecimento da pandemia, a expectativa é de que as vendas sejam ampliadas, por causa do retorno dos consumidores às compras presenciais.

Dica do Sebrae

De acordo com o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto, essas datas comemorativas são, tradicionalmente, uma oportunidade para os comerciantes inovarem. Segundo ele, o ineditismo pode se apresentar de diversas formas, não necessariamente com um novo produto.

Atrair todos os sentidos

"O cliente compra através de todos os sentidos. Então, aspecto visual da loja, música, ambiente, a possibilidade de acessar, de tocar o produto... Tudo isso é levado em conta. E, sempre que possível, preços diferenciados." Essa é a dica de Enio aos empreendedores.

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE