RELIGIÃO

Celebração a Nossa Senhora de Fátima

Carlos Silva*
postado em 30/04/2022 00:01

Começa hoje, às 17h30, a trezena de Nossa Senhora de Fátima, evento realizado em 13 dias consecutivos em que são realizadas orações e outras homenagens à santa. Este é o primeiro evento depois das restrições sanitárias da pandemia. A trezena ocorre no Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na 906 Sul e não na Igrejinha, na entrequadra 307/308 Sul..

O pároco da igreja, frei Reinaldo dos Santos, explicou a mudança de endereço, que tem raízes na covid-19. "Ainda é uma questão ligada à pandemia. Pela estrutura da trezena, o espaço da Igrejinha não nos deu segurança. Já o Santuário é mais seguro para acolher as pessoas. A igreja ocupa 1.200 pessoas sentadas. Assim, optamos por usar o espaço do santuário para acolher melhor o público que vem celebrar conosco", explica. Para este ano são esperadas entre 1 mil e 1,5 mil pessoas.

Gisele Sampaio, de 48 anos, é dona de uma floricultura em Goiânia e vem todos os anos para participar da trezena de Nossa Senhora de Fátima, como visitante e prestando serviços de ornamentação das flores usadas nas festividades. Ela conta que há cinco anos participa do evento e se encantou com o acolhimento dado pela comunidade católica. "Minha devoção por Nossa Senhora de Fátima vem de mais tempo, mas há cinco anos me encantei com a energia da festa e os testemunhos de pessoas que chegam até mim. Aí não deixei de vir mais."

Outro que também está empolgado para o início das festividades é o frei Venildo Trevizan, de 83 anos (54 de sacerdócio), sacerdote mais antigo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Para ele, a trezena tem significado especial.

"Sempre participei e tomei parte ativa, porque a trezena, em louvor a Nossa Senhora de Fátima, tem uma sentido muito especial. É por meio dessa celebração que difundimos a devoção à Maria e temos o encontro com a comunidade e a família para expressar assim os sentimentos de louvor e gratidão", afirma.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação