Pandemia

DF registra quarta alta na taxa de transmissão

A taxa de transmissão do novo coronavírus subiu pelo quarto dia seguido e chegou, ontem, a 0,73 no Distrito Federal. Com o novo indicador, 100 pessoas podem infectar outras 73. Informações do Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), mostram que o índice viral estava em 0,72 na segunda-feira (4/4), e 0,66 na sexta-feira (1º/4).

Quando a taxa de transmissão está abaixo de 1, a pandemia está controlada, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O documento oficial da pasta, publicado somente em dias úteis, notificou mais quatro mortes em decorrência da covid-19, ocorridas entre 25 de janeiro e 4 de abril. Uma pessoa era de Valparaíso, de Goiás.

Desses óbitos, três vítimas eram do sexo feminino e uma do sexo masculino. Além disso, três moravam no DF e uma em Goiás. Ao todo, 11,5 mil pessoas morreram na capital do país. A média móvel de infecções está em 195, o que representa uma queda de 36% em relação a 14 dias atrás. O mesmo número, mas de mortes, está em 3,6, e representa uma diminuição de 51% na comparação com o mesmo período. Em relação aos infectados, 172 novos casos foram registrados, o que totalizou quase 693 mil infectados na capital federal.