SEGURANÇA

Dia do Trabalhador: manifestações terão segurança reforçada

Os atos a favor do presidente serão concentrados na Esplanada dos Ministérios. Já manifestantes contrários ao governo se encontrarão no Eixão e na Furnarte

Correio Braziliense
postado em 01/05/2022 11:18
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

O Dia do Trabalhador, neste domingo (1º/5), será marcado por manifestações a favor e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Já pela manhã um grupo apoiador ao governo realiza uma motociata, que sai da Catedral Rainha da Paz e segue até o estacionamento do Teatro Nacional. Ao longo do dia são previstos sete atos em diferentes pontos da capital. A segurança da área central de Brasília será reforçada.

Os manifestantes pró-governo se ficarão na Esplanada dos Ministérios. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) registrou cinco atos grupos apoiadores de Bolsonaro. As concentrações ocorrem em pontos do Museu Nacional, na Avenida José Sarney, ligação entre as vias S1 e N1 e na Avenida das Bandeiras. Os monumentos e prédios públicos do local estarão fechados e está proibido o acesso ao Congresso Nacional e à Praça dos Três Poderes.

Já os atos contra o Bolsonaro se concentrarão no Eixão, próximo à 108 Norte. O ponto de encontro da manifestação organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) será na Funarte, ao lado da Torre de TV, no Eixo Monumental.

Visando manter a segurança dos manifestantes, a SSP-DF estabeleceu um protocolo elaborado de segurança, que entre as medidas está a revista dos presentes nos atos e alterações no trânsito na área central da capital. 

Revista e restrições

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizará a revista de pessoas próximas à Catedral (Buraco do Tatu), nas escadarias de acesso aos ministérios – que estarão abertas de forma intercalada -, nas proximidades da via W3 e das vias S1 e N1, nas proximidades dos Setores Hoteleiros Norte e Sul.

É proibido participar das manifestações portando objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que coloquem em risco a segurança de manifestantes e população (ver relação de itens abaixo). Também fica restrita a utilização de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.

Todos os eventos serão monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com apoio de policiais presentes nas manifestações.

Mudança no trânsito

O trânsito na capital do país também sofre alterações para garantir a segurança de todos durante as manifestações. O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) fará interdições no tráfego da Esplanada dos Ministérios, que desde às 5h está interditado. O acesso à Praça dos Três Poderes está restrito.

Veículos particulares não terão acesso à Esplanada. Os motoristas poderão utilizar os estacionamentos dos anexos dos ministérios, dos Setores Bancários Sul e Norte e dos Setores de Autarquias Sul e Norte. 

O Eixo Monumental estará bloqueado na Via S1, desde a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto até a Praça dos Três Poderes e na Via N1, desde o acesso pela Via L4 até a alça leste da Rodoviária. O fechamento das vias ocorrerá até o término das manifestações, previstas para às 18h.

No período de bloqueio, a orientação é que os condutores utilizem como rotas alternativas as vias N2 e S2, mantendo a atenção redobrada para evitar acidentes. As equipes de fiscalização do Detran-DF, em ação conjunta com a PMDF, permanecerão na região durante todo o período das manifestações, sinalizando as vias e orientando os condutores e pedestres.

Com Agência Brasília

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação