CULTURA

Exposição do Correio no CCBB emociona público com viagem pela história

A exposição multimídia "Brasília 61 + 1 anos de história" apresenta a transformação da capital do país ao longo dos anos por meio das capas do jornal Correio Braziliense. Mostra encanta quem passa pelo CCBB

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 02/05/2022 06:00
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Os brasilienses podem experimentar uma bela viagem pelo tempo na história da capital do país, e ver as inúmeras conquistas e mudanças de Brasília desde a inauguração, em 21 de abril de 1960. Na exposição "Brasília 61 1 anos de história", a transformação da cidade é contada por meio das capas publicadas no Correio Braziliense ao longo dos aniversários da cidade. Uma experiência única, surpreendente e saudosista que pode ser conferida no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Em meio aos painéis da exposição, o servidor público Julio Cesar Pinheiro, de 63 anos, observou a capa de 21 de abril de 1968 com emoção no olhar. Trata-se do ano em que o morador do Park Way deixou Ribeirão Preto (SP) juntamente com a família para encontrar na capital federal um novo lar.

"Vim ao CCBB apenas para ver a exposição, relembrar o passado e conhecer a história de Brasília contada pelo Correio Braziliense. Ao ver as capas, me senti conectado à cidade e às minhas lembranças. Senti-me extremamente saudosista ao procurar capas marcantes em minha vida, como o ano da minha chegada", explica Julio Cesar.

O servidor apreciou a exposição acompanhado da namorada, Claudia Moraes, 48. Nascida e criada em Brasília, ela também reviveu memórias afetivas com a capital do país. "Para mim, é um momento especial, pois consigo olhar cada capa e ver como a cidade mudou ao longo dos anos. E eu vivi parte dessa mudança", salienta.

Durante a exposição, o casal fez questão de procurar a capa de 2022 do aniversário de Brasília, quando oficializaram o namoro. Julio conta o itinerário do passeio: "queríamos ver a capa de quando cheguei, a do aniversário da minha namorada e, claro, a do nosso aniversário de relacionamento. Tiramos fotos em cada uma delas."

O administrador Aluísio Nonato, 83, também decidiu ver a exposição para recordar quando trocou o Rio de Janeiro (RJ) pela nova capital. "À época, em 1985, vim com um amigo para apresentarmos um projeto de trabalho. Apaixonei-me pela cidade e pelos traços que a fazem única. Quando terminamos o período do serviço, fui convidado para cuidar de uma gráfica, e não pensei duas vezes. Fiquei, e aqui estou até hoje. É um sentimento muito bom de pertencimento, assim como de nostalgia", relata o morador da Granja do Torto.

A moradora do Cruzeiro Kenia Aguiar, 45, descreve o mesmo sentimento de nostalgia ao "viajar" pela história de Brasília e relembrar as mudanças da cidade ao longo dos anos. "A capas me trazem um sentimento muito forte de nostalgia, pois revivo toda a minha infância e adolescência. Passa um filme na memória das mudanças arquitetônicas e a expansão de Brasília", relata a brasiliense Kenia, que foi acompanhada da filha, a estudante Geovana Machado, 19.  

Visite

Exposição Brasília 61 + 1 anos de história

No CCBB Brasília, de 21 de abril a 20 de maio de 2022

» De terça-feira a domingo, das 9h às 21h

» Endereço: SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF

» Telefone: 61 3108-7600

» Site: bb.com.br/cultura

» Facebook/ccbb.brasilia

» Twitter/@ccbb_df

» Instagram/ccbbbrasilia

» YouTube/Bancodobrasil 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Aluísio Nonato, vindo do Rio, buscou o ano de sua chegada
    Aluísio Nonato, vindo do Rio, buscou o ano de sua chegada Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •  30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  CBB. exposição bsb 61+1 dias de história. Júlio Cesar com a namorada Claudia Moraes.
    30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CBB. exposição bsb 61+1 dias de história. Júlio Cesar com a namorada Claudia Moraes. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •  30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  CBB. exposição bsb 61 1 dias de história.
    30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CBB. exposição bsb 61 1 dias de história. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Kenia Aguiar relembrou a infância, com a filha Geovana Machado
    Kenia Aguiar relembrou a infância, com a filha Geovana Machado Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •  30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  CBB. exposição bsb 61+1 dias de história.
    30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CBB. exposição bsb 61+1 dias de história. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •  30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  CBB. exposição bsb 61+1 dias de história. Aluísio Nonato.
    30/04/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CBB. exposição bsb 61+1 dias de história. Aluísio Nonato. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação