Quantidade de famílias endividadas no DF está acima da média nacional

Correio Braziliense
postado em 03/05/2022 00:01
 (crédito:  Carolina Braga/Divulgação)
(crédito: Carolina Braga/Divulgação)

O índice de famílias com dívidas na capital federal é de 81,1%. Esse é o maior percentual já registrado na série histórica da pesquisa realizada pela CNC. E está acima da média nacional dos estados, que ficou em 77,7%. Os dados, divulgados ontem, são referentes ao mês de abril deste ano. O índice do DF aumentou bastante comparado ao de abril de 2021, quando ficou em 68,8%.

Ranking

O DF está em décimo lugar entre as unidades da federação com mais famílias endividadas no país. Em primeiro, está o Rio Grande do Sul, com índice de 96%. Goiás é o que tem o menor, 55%.

Cartão de crédito

A grande parte dos brasilienses está devendo no cartão de crédito (84%). E no geral, 25% das famílias tem alguma conta em atraso.

Inflação e juros altos

A economista da CNC Izis Ferreira aponta que a alta da inflação persistente e disseminada está causando dificuldades de sustento às famílias. "Está difícil gerir o orçamento familiar com essa realidade. E os juros altos dificultam ainda mais a renegociação das dívidas. O que estamos constatando é que as famílias precisam recorrer ao cartão de crédito para bancar o consumo, a curto prazo, de itens de primeira necessidade", explicou.

Retomada
com nova sede

Com um time de 200 colaboradores, a Ambev inaugurou a nova sede na capital federal, no sexto andar do Edifício Parque Cidade Corporate, no Setor Comercial Sul. O evento, na semana passada, reuniu presencialmente funcionários, convidados e parceiros da empresa. "Esse momento marca, especialmente, a fase de retomada do setor produtivo, tão afetado com a pandemia", destacou Rodrigo Moccia, diretor de relações institucionais da Ambev junto à Carla Crippa — VP de relações com a sociedade e da equipe da diretoria institucional.

Enfrentamento à pandemia

Moccia pontuou todas as ações da empresa no enfrentamento à covid-19 nos últimos dois anos. "Assumimos o compromisso de não poupar esforços nessa batalha. E fornecemos tudo que foi possível." A Ambev doou milhares de frascos de álcool em gel, máscaras de proteção, garrafas de água, além de dar suporte a fabricação de oxigênio e de vacinas.

Mercado fitness em expansão

O Brasil é o segundo mercado mundial em número de academias. No Distrito Federal, a estimativa é que existam cerca de 1 mil, colocando Brasília em segundo lugar no país. A forte retração do setor na pandemia ficou para trás. O mercado fitness reagiu. Prova disso é a abertura da segunda unidade da Moov Sport Nutrition, na comercial da 102 Sul. A primeira foi inaugurada há 10 meses em Águas Claras. A previsão é expandir ainda mais.

Teste de qualidade

Um dos destaques da loja é a linha Venum Brasil, marca de referência internacional assinada pelo ex-campeão de MMA Wanderlei Silva, que estará dia 19 na nova Moov. "O nosso segredo de sucesso está simplesmente no fato de nos colocarmos como clientes, pois somos consumidores destes produtos, e os testamos muito", ressalta José Mateus Correia, sócio de Wander Ricardo, Pedro Rodrigues e Willian Jeferson na empresa.

Congresso empresarial

O 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE) será realizado em Brasília de 17 a 19 de agosto, reunindo, pelo menos, 1,5 mil representantes do DF e dos estados. "Temas atuais e de interesse do setor produtivo de todo o país serão debatidos durante o evento", afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF, Sebastião Abritta.

Workshop e premiações

Haverá palestras, workshops, encontros temáticos, oficinas, premiações e homenagens, durante os três dias de evento. O último congresso do gênero promovido em Brasília foi em 2001. As inscrições — no valor de R$ 1.240 — podem ser feitas pelo site www.congressonse.org.br.

Infinito particular
no Mané Garrincha

Celebrando 30 anos em 2022, a CASACOR Brasília ocorre de 3 de setembro a 30 outubro, na Arena Mané Garrincha. A mostra contará com mais de 40 ambientes inspirados no tema "Infinito particular". O lançamento oficial será amanhã, com a apresentação do projeto desta edição comemorativa e com a palestra do diretor de conteúdo e relacionamento da CASACOR, Pedro Ariel Santana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  2022 Crédito: Samanta Sallum/CB. Capital S/A.  Rodrigo Moccia e Carla Crippa com a diretoria de relações institucionais da AMBEV,
    2022 Crédito: Samanta Sallum/CB. Capital S/A. Rodrigo Moccia e Carla Crippa com a diretoria de relações institucionais da AMBEV, Foto: Samanta Sallum/CB/D.A Press
  •  Crédito: César Rebouças/Divulgação. Capital S/A.  Pedro Ariel.
    Crédito: César Rebouças/Divulgação. Capital S/A. Pedro Ariel. Foto: César Rebouças/Divulgação
  •  Crédito: César Rebouças/Divulgação. Capital S/A.  Wander Ricardo, José Mateus Correia e Pedro Rodrigues.
    Crédito: César Rebouças/Divulgação. Capital S/A. Wander Ricardo, José Mateus Correia e Pedro Rodrigues. Foto: César Rebouças/Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação