Bares e restaurantes do DF esperam faturamento de 60% no Dia das Mães

Correio Braziliense
postado em 05/05/2022 00:01
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Em um período de arrefecimento da pandemia no país, a chegada do Dia das Mães anima o segmento de bares e restaurantes. Levantamento da associação brasileira do setor, a Abrasel, prevê crescimento de 30% no faturamento das empresas neste ano, em relação a 2021. Entre as 17 capitais avaliadas, Brasília se destacou: a expectativa de lucro nesses estabelecimentos chega a 60%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Vacinação contribuiu

Além de o Dia das Mães ser uma data das mais importantes para o comércio, o resultado fez aumentar as expectativas de quem trabalha no segmento, por se equiparar aos números da fase pré-pandemia. A melhora no cenário teve influência direta da vacinação massiva contra a covid-19 e das flexibilizações que sucederam a diminuição dos casos, segundo a pesquisa. Vale lembrar que este Dia das Mães será o primeiro em que toda a população a partir dos 5 anos tem autorização para se imunizar contra a doença.

Perfil mais procurado

Presidente da Abrasel-DF, Beto Pinheiro comenta que ambientes com perfil mais "familiar" terão a preferência e tendem a registrar mais movimento. Outro serviço que deve contar com reforço no domingo é o de delivery, para atender à demanda de quem ainda não está disposto a sair de casa. "Fora que muitas pessoas têm fugido da data em si para aproveitar melhor todos os dias desse fim de semana", completa.

O que elas querem

Os momentos em família típicos da data comemorativa fazem parte da lista do que as mães esperam receber neste ano, segundo estudo do V.Trends. O hub de pesquisa e insights da Vivo revelou que a maioria delas (56%) quer passar mais tempo com os filhos, enquanto 39% preferem ganhar presentes carinhosos, independentemente do custo.

Divisão de tarefas

As jornadas múltiplas que parte considerável delas precisa assumir diariamente também apareceu entre as respostas. Uma em cada três mães entrevistadas afirmou que não gostaria de fazer atividades de casa na data. Enquanto isso, 31% desejam apenas aproveitar o momento para cuidar de si mesmas. Na sequência, aparecem outras opções de presente: chocolates, flores (ambos empatados com 29%) e itens de tecnologia — de smartphones (19%) a assistentes virtuais (7%).

Conexões

"A pesquisa reforça como as relações e a tecnologia estão ligadas: as mães valorizam a conexão humana acima de tudo e, também, há um desejo crescente por tecnologia, uma grande aliada para conectá-las a tudo que é importante para elas. É nisso que acreditamos e no que trabalhamos para proporcionar aos nossos clientes", afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

Novo curso de economia

O Ministério da Educação autorizou o Ibmec Brasília a ofertar mais uma graduação; desta vez, na área de ciências econômicas. A informação saiu no Diário Oficial da União de segunda-feira. O curso será o terceiro desse tipo que a instituição de ensino abre em 2022, além de administração e ciências contábeis. Antes, a unidade contava, exclusivamente, com especializações, cursos de extensão e serviços de soluções corporativas.

Diferenciais

Head do Ibmec Brasília, Ricardo Caichiolo comenta que a novidade atende a uma demanda por formação de profissionais em economia com uma "abordagem diferente daquela voltada ao mercado de capitais". "O conteúdo também versa sobre novas tecnologias, ciência de dados na área. Nosso principal diferencial para a cidade foi essa abordagem", destaca o coordenador-geral de graduação e pós-graduação.

Visitas à mostra do Correio

A exposição Brasília 61 1 Anos de História, que reúne 62 capas do Correio Braziliense publicadas em 21 de abril, continua a atrair visitantes ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Lago Sul. Nesta semana, passaram pelo local a superintendente do ParkShopping, Natália Santos Vaz; a gerente de marketing, Anna Aimêe; e o supervisor de segurança do centro de compras, João Boanerges. A mostra fica disponível até 20 de maio.

  • Anna Aimêe (E), gerente de marketing ParkShopping; Natália Santos Vaz (centro), superintendente  ParkShopping; e João Boanerges, supervisor de segurança do ParkShopping.
    Anna Aimêe (E), gerente de marketing ParkShopping; Natália Santos Vaz (centro), superintendente ParkShopping; e João Boanerges, supervisor de segurança do ParkShopping. Foto: Divulgação
  • Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo
    Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo Foto: Divulgação
  • Bares e restaurantes funcionarão normalmente em todos os dias da Semana Santa
    Bares e restaurantes funcionarão normalmente em todos os dias da Semana Santa Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • 13/01/2021. Credito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. CB.Poder entrevista Beto Pinheiro - Presidente da ABRASEL-DF
    13/01/2021. Credito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. CB.Poder entrevista Beto Pinheiro - Presidente da ABRASEL-DF Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE