Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais no DF

Correio Braziliense
postado em 09/05/2022 00:01
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Uma pequena propriedade rural, em Sobradinho, foi o espaço encontrado pelo casal Túlio Santana, 39, e Valéria Santana, 41, para iniciar a realização de um sonho antigo: trabalhar à frente de um negócio próprio. O dois, que estão juntos desde que cursavam engenharia agronômica na Universidade Federal de Sergipe (UFS), são os fundadores e gestores do Grupo Stelliá. Uma empresa genuinamente brasiliense que cultiva e comercializa cogumelos orgânicos. O produto pode ser utilizado tanto na culinária quanto na medicina.

Apoio
do Sebrae

A marca foi oficialmente criada em 2018, com apoio do Sebrae no Distrito Federal, e recebeu o nome em referência às duas primeiras filhas do casal, Stella e Maria Júlia, hoje, respectivamente com nove e sete anos.

Restaurantes

Semanalmente, a marca colhe cogumelos suficientes para produzir entre 600 e 700 bandejas, que são comercializadas para mais de 50 restaurantes e supermercados localizados na capital federal.

Estufas

A produção dos cogumelos, atualmente, é toda feita em estufas, com controle de temperatura, umidade e com a adição de substrato, uma espécie de material que tem como função prover sustentação e, também, nutrientes para o crescimento de cogumelos do tipo shimejis — brancos e pretos —, erynguis, shitakes, ganodermas e jubas de leão.

Competindo com SP

"O nosso diferencial é que apresentamos um produto muito fresco ao consumidor. A gente colhe e entrega no mesmo dia e, assim, conseguimos fazer frente ao mercado de São Paulo, que é o mais forte do país. Os cogumelos que vêm de lá demoram, em média, dois ou três dias para chegar até à mesa do consumidor brasiliense. O nosso, não. Colheu pela manhã, à tarde já está no ponto de venda", explica Túlio.

  • Alexandre Soares, Andreia Freaza e Lucas Cardoso
    Alexandre Soares, Andreia Freaza e Lucas Cardoso Foto: Divulgação
  • Túlio Santana e Valéria Santana para a coluna Capital S/A
    Túlio Santana e Valéria Santana para a coluna Capital S/A Foto: Arquivo pessoal
  • Mães da Só Reparos
    Mães da Só Reparos Foto: Divulgação
  • Cogumelo
    Cogumelo Foto: Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE