Decisão

Policial militar que ameaçou aluno do CED 1 da Estrutural será afastado

Polícia Militar informa que o caso será apurado. "O ato foi pontual e não corresponde com a filosofia do projeto e com o comportamento dos demais profissionais", diz a PMDF

Pedro Marra
postado em 10/05/2022 13:46 / atualizado em 10/05/2022 13:46
Caso ocorreu em centro de ensino da Estrutural -  (crédito: Arquivo pessoal)
Caso ocorreu em centro de ensino da Estrutural - (crédito: Arquivo pessoal)

O policial militar que ameaçou um aluno, 14 anos, do Centro Educacional (CED) 1 da Estrutural, na quinta-feira (5/5), será afastado da corporação. À reportagem, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informa, em nota, que o caso segue em apuração.

No texto, a PMDF destaca que "o fato foi pontual e não corresponde com a filosofia do projeto e com o comportamento dos demais profissionais, que são selecionados e recebem capacitação para a função".

A corporação acrescenta que o CED 1 da Cidade Estrutural foi uma das primeiras escolas a aderir ao projeto de escola cívico-militar, com mais de 90% de aprovação de professores, servidores, estudantes maiores de 18 anos e pais de alunos.

Confira, abaixo, o vídeo em que o policial ameaça agredir o aluno.

A Polícia Militar comunica também que o modelo de Escolas de Gestão Compartilhada atende a 12 de cerca de 720 unidades de ensino público do DF, selecionadas mediante critérios de vulnerabilidade como violência, evasão escolar e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. "É implementada após consulta democrática à comunidade escolar" finaliza a PMDF.

Relembre o caso

O terceiro sargento Frederico Nicurgo de Oliveira, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), foi flagrado em gravações ameaçando dois estudantes do Centro Educacional 01 (CED 01), da Estrutural, durante o protesto dos alunos, na manhã de quinta-feira (5/5), após a exoneração da vice-diretora que chamou um policial de "cagão".

No vídeo ao qual o Correio teve acesso, o policial e o aluno aparecem discutindo dentro de uma sala quando o policial manda o estudante "abaixar a bola". Segundos depois, ao novamente discutir com o jovem e se sentir ameaçado, o oficial afirma que vai arrebentar o estudante de 14 anos. O sargento teve que ser separado por um outro policial militar. Veja o vídeo.

Em um outro trecho do vídeo, gravado por estudante do lado de fora da sala, o terceiro sargento, que também exerce a função de monitor disciplinar da escola, ao ser afastado por um policial que tentava conter a discussão, ordena o jovem que estava gravando o vídeo para encostar na parede. "Quer ir preso?", disse Nicurgo. "Vocês estão vendo, né. A opressão que nós sofre aqui", disse o jovem. Após isso, a gravação acaba.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação