Convenção Nacional do Comércio Lojista começa hoje

Correio Braziliense
postado em 12/05/2022 00:01
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Uma comitiva de 63 empresários do Distrito Federal desembarcou em Campos do Jordão (SP) para participar do congresso da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O encontro vai reunir 2 mil empreendedores do setor de comércio e serviços. Participam também integrantes do governo federal, economistas e representantes do Legislativo.

Tendências do varejo

Está prevista a participação do presidente Jair Bolsonaro. A abertura será hoje à noite, e as palestras ocorrem amanhã. O encontro faz parte da programação da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. Especialistas vão debater as principais tendências do varejo.

Cenário de guerra

O evento não ocorria desde 2018. "O encontro é de grande importância neste momento em que enfrentamos mais uma crise econômica. Saímos do cenário de pandemia para o de guerra no mundo. Os juros estão altos, e precisamos traçar ações para minimizar os efeitos negativos no nosso setor", explicou Wagner da Silveira (foto), presidente da CDL no Distrito Federal.

Novas tecnologias

Um dos destaques da pauta do fórum é apresentar as inovações com o aumento do comércio on-line causado pela pandemia.

Recondução ao Sindilab

Alexandre Bitencourt (foto) foi reconduzido à presidência do Sindilab-DF e retornou, também, à diretoria da Fecomércio. Enquanto projeta expansão de 10% ao ano, neste novo mandato que tem duração até 2026, o setor é demandado pelo surto de dengue na capital federal.

Muita procura para exames de dengue

"No primeiro trimestre o Sindilab contabilizou um aumento de 295% no volume de exames para detectar a doença", destaca Bitencourt. Somente neste início de maio, o aumento foi de 400%, comparado ao mesmo mês do ano passado.

Investimentos

O empresário é liderança no setor de laboratórios de análises clínicas, sendo sócio do Grupo Check Up. Bitencourt destaca que o DF necessita aumentar a oferta de unidades que realizam diagnóstico por imagem. "Serão feitos investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões regionalmente nos próximos quatro anos", adianta.

Apoio aos salões de beleza

José Augusto Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Salões de Beleza, foi um dos participantes de evento na sede do Sebrae nacional para pequenos empreendedores. O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Carlos Melles. O presidente da República Jair Bolsonaro e o presidente da ABSB regional de Brasília, Hélio Diff, também esteveram presente. A reunião foi promovida pela Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, que tem como líder o senador Jorginho Mello.

Renegociação de débitos

Na ocasião, foram apresentados diversos projetos do Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Entre os destaques, o PLP 46/2021, que institui o programa de renegociação a longo prazo em débitos com a Fazenda Nacional e no âmbito do Simples Nacional (Relp).

Business
Meeting Wine & Jazz

Com o objetivo de criar conexões e gerar novos negócios e parcerias, a rede Moai promove, hoje, o Business Meeting Wine & Jazz Edition. O evento de networking reunirá empresários, investidores e convidados de diversos setores. O encontro, a partir das 19h, será realizado no edifício Íon, na 601 Norte.

Conexão

"Nós levaremos aos presentes uma experiência que reúne gastronomia e conexão positiva entre pessoas", ressalta Vinicius Postai (foto), fundador da Moai. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser realizadas pelo site Sympla.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Crédito: Divulgação. Capital S/A. Vinícius Postai
    Crédito: Divulgação. Capital S/A. Vinícius Postai Foto: Divulgação
  •  Crédito: Divulgação. Capital S/A. José Augusto Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Salões de Beleza, Carlos Melles, o presidente da República Jair Bolsonaro e o  presidente da ABSB regional de Brasília, Hélio Diff
    Crédito: Divulgação. Capital S/A. José Augusto Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Salões de Beleza, Carlos Melles, o presidente da República Jair Bolsonaro e o presidente da ABSB regional de Brasília, Hélio Diff Foto: Divulgação
  • 26/01/2021 Crédito: Samanta Sallum/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Capital S/A.  Wagner Silveira, presidente da CDL.
    26/01/2021 Crédito: Samanta Sallum/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Capital S/A. Wagner Silveira, presidente da CDL. Foto: Samanta Sallum/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação