VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Furtos e ameaças lideram ranking de delitos em escolas no DF

Caso recente de violência envolve duas alunas do Centro de Ensino Médio 12, na região administrativa de Ceilândia, foram flagradas brigando no pátio do colégio, com participação de uma das avós

Michelle Portela
postado em 12/05/2022 13:01
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Mais um caso de violência nas escolas flagrado no Distrito Federal. Alunas do Centro de Ensino Médio 12, na região administrativa de Ceilândia, foram flagradas brigando no pátio do colégio. O caso ocorreu nesta quarta-feira (11) e foi filmado pelos colegas, tendo repercutido nas redes sociais.

Em imagens que circulam, duas estudantes começaram a brigar no pátio da escola, enquanto  outro aluno tentava separar a briga. Em seguida, uma outra aluna e uma mulher chegaram e começaram a puxar o cabelo de uma das meninas.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação informou que a mulher que aparece nas imagens é avó de uma das meninas. Além disso, informou que as três alunas envolvidas serão transferidas da instituição de ensino, com o consentimento dos responsáveis.

Violência 

Somente neste ano, até 7 de abril, a Polícia Civil do Distrito Federal registrou 581 ocorrências de violência no ambiente escolar, com média de cinco casos por dia. Furtos e ameaças lideram o ranking de delitos. 

Entre 2017 até abril de 2022, foram registrados 10.378 casos de violência no ambiente escolar. Deste total, 54,9% ocorreram em escolas públicas, 19% em escolas particulares e, o restante, em faculdades públicas e privadas. As regiões que lideram o número de ocorrência são Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Samambaia e Planaltina.

Reação 

A Secretaria de Educação já anunciou o Plano de Urgência pela Paz para a implementação nas escolas públicas do DF será em 6 de junho. A secretaria diz que elabora um cronograma de ações a partir de um documento chamado "Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz", sobre como tratar o tema violência com os alunos, destinado a professores. 

A pasta diz que o plano vai envolver 126 escolas. De acordo com a SEE-DF, entre as ações, estão:

  • Distribuição para todas as escolas da rede pública do Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz;
  • Criação de um canal direto entre os Coordenações Regionais de Ensino (CRE's) e a Polícia Militar;
  • Reforço do efetivo do Batalhão Escolar;
  • Operação de revista nas portas das escolas e nas salas de aula, sempre que for solicitado pelos diretores;
  • Prosseguimento do programa de Saúde Escolar (nacional), que previne desde a proliferação do mosquito da dengue até o uso de drogas e álcool;
  • Implementação em todas as regionais de ensino do programa Práticas Integrativas de Saúde (PIS).  

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação