número de homicídios

Operação Quinto Mandamento promete reduzir criminalidade em Ceilândia

"O trabalho em conjunto faz de Ceilândia uma cidade mais segura", diz o administrador da região administrativa

Correio Braziliense
postado em 12/05/2022 17:20 / atualizado em 12/05/2022 17:20
O Sol Nascente, parte de Ceilândia, será contemplado na operação, bem como a região do Pôr do Sol -  (crédito:  Monique Renne/CB/D.A Press)
O Sol Nascente, parte de Ceilândia, será contemplado na operação, bem como a região do Pôr do Sol - (crédito: Monique Renne/CB/D.A Press)

A Operação Quinto Mandamento é uma das principais formas de continuar com o resultado "exitoso" das forças-tarefas de Segurança Pública do Distrito Federal. A informação foi divulgada pelo Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF), nesta quinta-feira (12/5). A partir desta quinta até sábado (14/5), Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol receberão edição especial da operação. Levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostra que, no quadrimestre, a redução dos homicídios é a maior dos últimos 23 anos.

"Excepcionalmente nesta semana, a Quinto Mandamento terá início na quinta-feira e horário diferenciado. A liberação do efetivo será realizada nesta quinta, às 15h, na região central da cidade, ao lado do restaurante comunitário. No domingo (15/5), a operação segue em outras regiões do DF", pondera em nota divulgada no site. 

Além do combate aos crimes contra a vida, a operação inclui ações específicas para coibir os crimes contra o patrimônio, em especial roubo em coletivo, roubo a transeunte — que significa roubo a pessoas —, furto de veículos e o tráfico de drogas.

“Nossas operações são realizadas na tentativa de equalizar os índices criminais em todo o DF, que, no geral, seguem em queda. Os crimes contra o patrimônio impactam na rotina da população e, por isso, vamos atuar de forma incisiva na região”, afirma o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

A Quinto Mandamento se soma às ações dos batalhões locais e, por meio da integração e presença policial, abordagens e pontos de bloqueio, são alcançados resultados que impactam diretamente na sensação de segurança dos moradores, explica o secretário.

Sobre a operação 

Criada em julho de 2020, a Quinto Mandamento tem como foco a redução dos crimes contra a vida e ocorre todo fim de semana, sempre de sexta a domingo, em diferentes RAs. De forma integrada e sob coordenação da SSP, a ação reúne as polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Secretaria DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER).

Equipes especializadas, como Rotam, BPCães, RPMon, da Polícia Militar, e Departamento de Operações Especiais (DOE), da Polícia Civil, atuarão com planejamentos próprios, com alternância de policiamento nas principais vias, comércio e locais demandados por denúncia e locais distintos, e atuando em apoio a pontos de bloqueio. Já a Polícia Rodoviária Federal atuará no posto fixo da instituição, na BR-070, e imediações.

“O trabalho em conjunto faz de Ceilândia uma cidade mais segura. Agradecemos ao governador Ibaneis Rocha, ao secretário Júlio Danilo e aos demais envolvidos nesta ação”, dize o administrador de Ceilândia, Cláudio Ferreira. O administrador do Sol Nascente, Antônio José da Silva, reforça: “A ação é de extrema importância para melhor organização da cidade e aumento da sensação de segurança da população”.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF e do DER

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação