CEILÂNDIA

Educadora é destaque em concurso nacional

Prêmio Professor Transformador reconheceu projeto que resgata autoestima dos alunos de escola em Ceilândia. Iniciativa servirá de exemplo para outros profissionais

Jáder Rezende
postado em 14/05/2022 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Idealizadora de uma iniciativa voltada à promoção do protagonismo estudantil para incentivar jovens a desenvolver o senso crítico, a capacidade de argumentação e o apoio da comunidade escolar, a professora brasiliense Celiana Mota, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 16 de Ceilândia, venceu a segunda edição do Prêmio Professor Transformador, na categoria Ensino Fundamental 2. Promovido pelo Instituto Significare e Bett Educar, a condecoração reconhece e valoriza projetos na área de educação.

Elaborado pela professora, o projeto Desiderata abrangia a promoção de rodas de conversa com especialistas, a apresentação de vídeos temáticos, o incentivo à leitura e a produção de textos. O nome da iniciativa remete ao poema do filósofo e poeta norte-americano Max Ehrmann (1872-1945), que carrega mensagens de fé, amor e esperança. Palavra de origem latina, "desiderata" significa o que se deseja e, para muitos, é interpretada como um caminho para o bem comum.

Mais de 820 projetos concorreram, em quatro categorias. Do total, 350 foram escolhidos como transformadores e 12 se tornaram finalistas. A divulgação dos resultados ocorreu na quarta-feira, durante a Bett Brasil 2022 — maior evento de educação e tecnologia da América Latina, realizado em São Paulo.

Celiana conta que a iniciativa englobou competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como comunicação, conhecimento, capacidade de argumentação, trabalho e projeto de vida. A proposta teve início há quatro anos, quando a professora começou a lecionar no CEF 16. Além do troféu, ela recebeu R$ 7 mil. "É grandioso poder divulgar o que temos de bom em nossa escola. Buscamos desenvolver um projeto que fosse além dos formatos curriculares, com discussões sobre direitos humanos, diferenças, igualdade de gênero e cultura de paz na escola", detalhou.

A educadora destaca a importância de as instituições de ensino priorizarem o lado emocional dos alunos e oferecerem mais do que matérias: "Procuramos, a escola e eu, criar um contraponto com a agressividade que sempre marcou a região administrativa. Ceilândia é uma cidade violenta. Mas, quando a prioridade são os estudantes, a escola vai longe. Só o conteúdo não vai trazer a motivação. Lidamos com vidas, e é imprescindível mostrar que se pode sonhar. O fato é que não posso lecionar, hoje, da mesma forma que me ensinaram na escola. Não sou mais detentora do conhecimento".

Ela afirma que o prêmio é mais uma motivação para prosseguir e aprimorar o projeto. A ideia é promover — com alunos e, também, com a comunidade — saraus de músicas e poesias, mostras de arte, apresentações de teatro e até um festival de vídeos, como forma de despertar o talento e a autoestima de todos os envolvidos. "Cansamos de ver nossa escola destacada só em páginas policiais. É muito triste ver estudantes desmotivados, mutilando-se, pensando em tirar a própria vida, desistindo aos 15 anos. Nossa meta é fazer com que nosso trabalho seja uma referência positiva", destaca Celiana.

Vice-diretora do CEF 16, Paula Fernandes Freitas comentou que a professora contou "com todo o apoio" da equipe gestora do colégio. "Recebemos a notícia da premiação com muita emoção. Trata-se de um projeto exemplar, que transforma vidas, promove o resgate da autoestima e a valorização da vida. Com certeza, deve ser seguido por outras unidades de ensino", comemorou a gestora.

Presidente do Instituto Significare, Wellington Cruz adianta que os projetos vencedores serão incorporados ao banco de práticas transformadoras da instituição. O conjunto consiste de um acervo de atividades pedagógicas que servem de inspiração para educadores de todo o país. "Percebemos a necessidade de compartilhar essas práticas para ampliar o alcance, (para) multiplicarem-se e não se encerrarem apenas no prêmio. De forma significativa, buscamos professores inovadores, que vão além da escola, que transformam não só o indivíduo, mas o contexto", descreveu.

Wellington acrescenta que a premiação priorizou projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que focam na superação dos principais desafios enfrentados no mundo para promover o crescimento global. Para ele, o projeto da professora Celiana "traz uma abordagem ímpar de leitura".

"O Desiderata humaniza a educação de maneira muito profunda: liga o currículo à cultura humana; vai além dos componentes curriculares que a escola deve trazer, com atitudes, comportamento; traz a capacidade de desenvolvimento humano. É um agente transformador que comprova que a escola não pode se recolher ao próprio medo, mas se abrir para a transformação. Mostra que o objeto mais importante é a vida real e que a escola é o reflexo do futuro", definiu Wellington Cruz.

Diretora de conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli pontua que a entidade tem como uma das premissas reunir todos os atores educacionais do país e do mundo, o que torna fundamental apoiar o Prêmio Professor Transformador. "Este ano, foi ainda mais especial, porque retornamos ao presencial, depois de dois anos afastados. Esse reencontro marca um novo recomeço e reconhece os esforços de todos os docentes na pandemia. Alguns (foram) muito bem representados e merecidamente premiados", disse.

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  • Celiana Mota (D) durante anúncio da premiação, em São Paulo
    Celiana Mota (D) durante anúncio da premiação, em São Paulo Foto: Renatto Nomura/Divulgação
  • Projeto ficou em 1º lugar na categoria Ensino Fundamental 2
    Projeto ficou em 1º lugar na categoria Ensino Fundamental 2 Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press

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