Tipos

Correio Braziliense
postado em 14/05/2022 00:01

O eclipse se dá quando um objeto celeste passa pela sombra de outro. Os nomes se baseiam no corpo celeste cuja visão ficou bloqueada

Eclipse lunar

Ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra. O fenômeno só ocorre na fase cheia, quando o planeta se posiciona entre o satélite e o Sol. Um eclipse total — conhecido como lua de sangue — pode durar até duas horas.

Eclipse solar

Se dá quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, bloqueando parte da luz emitida por ele. Como o satélite precisa estar entre o planeta e o astro, esse evento só ocorre na fase lunar nova. Nesse caso, não há alterações consideráveis de luminosidade durante o dia.

Eclipse anular

Quando a Lua se encontra perto do local mais distante da própria órbita ou nesse ponto, parecendo muito pequena para cobrir completamente o Sol, há formação de um anel brilhante de luz solar ao redor do satélite. O fenômeno resulta na cobertura praticamente total da parte visível do Sol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE