Obituário

Breno Silveira, 58 anos, cineasta

Conhecido por longas como Dois filhos de Francisco, Breno estava em meio a gravações do filme Dona Vitória

Pedro Ibarra
postado em 15/05/2022 00:01 / atualizado em 26/04/2023 13:43
 (crédito: João Linhares/Divulgação)
(crédito: João Linhares/Divulgação)

Diretor, produtor e roteirista de cinema e série, Breno Silveira morreu na manhã deste sábado aos 58 anos. O profissional estava nas gravações do longa Dona Vitória quando teve um infarto fulminante. Ele chegou a ser levado para o hospital, porém não resistiu.

Nascido em Brasília, o cineasta iniciou a carreira nos videoclipes, tendo dirigido vídeos como É preciso saber viver dos Titãs, Amor I love you de Marisa Monte e Tempo rei de Gilberto Gil. O primeiro grande sucesso nos cinemas foi musical também, com o longa 2 filhos de Francisco, que conta a história de vida da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, em 2005.

Com desenvolvimento da carreira teve mais um grande sucesso de público, o também musical e biográfico Gonzaga; de pai para filho, sobre os cantores Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, em 2012. Outros trabalhos para o cinema foram as produções Era uma vez (2008), À beira do caminho (2012) e Entre Irmãs (2017).

"É super lamentável a perda do querido Breno Silveira", comenta o diretor Vladimir Carvalho em entrevista ao Correio. O cineasta lembra que teve a honra de ter Breno operando uma das câmeras no filme Conterrâneos velhos de guerra, um dos mais importantes da carreira de Carvalho. Ele também é amigo próximo de Cydno Silveira, pai do diretor e arquiteto formado pela Universidade de Brasília (UnB).

Apesar de ser quase 30 anos mais velho que Breno, Vladimir disse que tinha uma relação de amizade com o colega cineasta. "Ele filmava com muito sentimento. Tinha uma narrativa segura, firme, humana e encaixada", analisa. "Breno Silveira deixa uma lacuna que não dá para preencher no cinema brasileiro e uma grande falta como figura humana", finaliza.

Breno Silveira também investiu muito na carreira de tevê, tendo criado duas séries de sucesso de 2016 para cá. A primeira, 1 contra todos, foi lançada em 2016 e representou o Brasil no Emmy Internacional de 2017, 2018 e 2019. Mais recentemente, em 2021, lançou, em parceria com a Amazon Prime Vídeo, o seriado Dom, sobre o criminoso carioca Pedro Dom. A produção protagonizada por Gabriel Leone foi muito bem assistida na primeira temporada e foi renovada. As gravações do segundo ano da trama foram realizadas em dezembro.

Artistas de todas as áreas lamentaram a perda do colega. Breno morreu no que era o primeiro dia de gravações do mais novo longa da carreira, Dona Vitória. Além deste longa, ele também trabalhava em uma cinebiografia do cantor Roberto Carlos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação