Bolsonaro critica governadores em evento de dirigentes lojistas

Correio Braziliense
postado em 16/05/2022 00:01
 (crédito:  ArquivoPessoal)
(crédito: ArquivoPessoal)

Convenção da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) reuniu 2 mil empresários em Campos do Jordão (SP) nos últimos 3 dias. O presidente Jair Bolsonaro participou da abertura e criticou governadores e prefeitos que optaram pelo lockdown no decorrer da pandemia, afirmando que prejudicou os comerciantes. "Vocês lojistas sofreram duramente na pele essas medidas", disse.

Mudança cultural do varejo

Com o tema "Propósito, a mudança cultural do varejo", lojistas de todo o Brasil e especialistas do mercado debateram as principais tendências do setor. Segundo a CNDL, Comércio e Serviços respondem por 73% do PIB nacional. Além disso, são responsáveis por 27 milhões de empregos e 80% das empresas ativas no Brasil.

Prêmio

Bolsonaro e o líder de Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS), Efraim Filho (União Brasil/PB), receberam o Prêmio Mérito Lojista.

Cenário de inflação

A palestra de Ricardo Amorim, apontando uma projeção otimista chamou a atenção e entusiasmou os empresários. Segundo ele, o cenário de alta inflacionária está presente no mundo todo, mas o Brasil já está mais acostumado e preparado a lidar com esse ambiente.

A saída dessa crise será pelo empreendedorismo. Temos que apoiá-lo
para reagirmos mais fortemente à crise que estamos vivendo" Ricardo Amorim

Lideranças de Brasília

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, e o presidente da CDL no DF, Wagner Silveira, participaram do evento. "Geralmente, os analistas econômicos tendem a mostrar uma realidade de crise, mas o Ricardo Amorim tem sempre uma visão otimista e de oportunidade", avaliou Oliveira.

Era digital

Metaverso virou a grande pauta da convenção. Todos os palestrantes falaram do tema. "A tendência do digital está ainda mais forte. E a geração analógica precisa se ajustar à geração digital, sob pena das empresas perderem mercado e colocarem em risco a sustentabilidade de seus negócios", destacou Oliveira.

Integração

Metaverso é o termo utilizado para quem integra o mundo real ao mundo virtual utilizando ferramentas digitais, como aplicativos e jogos. "Inovação, tecnologia com respeito ao meio ambiente são as pautas do momento", completou Silveira.

Fibra: "É urgente a mudança de matriz econômica no DF"

Reeleito para dirigir a Fibra por mais quatro anos, Jamal Jorge Bittar afirmou que tem dois objetivos claros para a próxima gestão. "O primeiro é o de manter o apoio às empresas e ao governo em ações neste momento de recuperação econômica diante da crise que estamos atravessando. O segundo é mais complexo e fundamental para o futuro do DF: precisamos, com urgência, de um processo de diversificação da matriz econômica local, com ampliação da participação da indústria no PIB", apontou.

Eleição

Foi realizada na sexta-feira passada, a eleição da diretoria. Bittar e Pedro Henrique Verano, atual 1º vice-presidente, foram reconduzidos aos cargos por chapa única.

Retorno de investimento

Os dois empresários defendem que a indústria tem alta capacidade de geração de empregos, de qualidade e de renda. "A cada R$ 1 investido no desenvolvimento industrial, o retorno é de R$ 2,67, quase o dobro em comparação a outros setores", apontam.

  •  2022.  Jamal Bittar e Pedro Verano.
    2022. Jamal Bittar e Pedro Verano. Foto: Fibra DF
  •  2022.  Valdir Oliveira e Ricardo Amorim.
    2022. Valdir Oliveira e Ricardo Amorim. Foto: ArquivoPessoal
  •  2022.  Cidades. Presidente Jair Bolsonaro Convenção CNDL.
    2022. Cidades. Presidente Jair Bolsonaro Convenção CNDL. Foto: Wagner Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE