Previsão do tempo

Frio vai castigar brasilienses

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o frio chegará ao Distrito Federal antes mesmo do inverno. Esta semana, as mínimas podem chegar aos 6°C

Rafaela Martins Eduardo Fernandes*
postado em 16/05/2022 00:01
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

É hora de tirar o casaco do armário para encarar o frio que chega à capital federal durante esta semana. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que as temperaturas sofram uma queda brusca entre quinta-feira e sexta-feira.

De acordo com o meteorologista Cleber Souza, do Instituto, nos primeiros dias da semana — entre hoje e quarta-feira — a previsão é que ocorram chuvas fracas em áreas isoladas. Algumas regiões administrativas do Distrito Federal, como São Sebastião Park Way, registraram precipitações ontem.

Além disso, há previsão de que — nos primeiros dias da semana — a temperatura máxima fique em torno dos 27°C, enquanto a mínima poderá atingir os 15°C. Em relação a umidade relativa do ar, a máxima ficará entre 85% e 90%, enquanto a mínima vai variar entre 30% e 40%.

"No início desta semana, só há possibilidade de chuva. Contudo, começa a entrar pelo Sul do país uma massa de ar polar fria e seca, oriunda do Polo Sul, que deve chegar ao Centro-Oeste, a partir do meio da semana, ocasionando a queda na temperatura", explicou o profissional Cleber Souza.

Mudança climática

Apesar do frio, o inverno está previsto para iniciar em 21 de junho. Em pleno outono, o céu deve reunir algumas nuvens e a massa de ar frio que atinge o Brasil e derrubar a temperatura mínima no Distrito Federal e em outras partes do país.

O fenômeno se caracteriza pela intensificação dos ventos alísios — correntes de ar secas com incidência em altitudes mais elevadas —, que resfriam as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. A variação deve chegar na região Centro-Oeste, a partir de quarta. Por isso a previsão é que os dias mais gelados aconteçam entre quinta e sexta.

Segundo o especialista, as temperaturas devem ficar entre 5ºC e 20ºC no fim da semana. "Isso ocorre por conta da intensidade dessa massa de ar. Mas por ser uma frente fria e seca, não permite a formação de nuvens e chuva. Então, para esses dias, não há possibilidade de precipitações", acrescenta Cleber Souza.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE