Feira de negócios /

AgroBrasília começa hoje

Produtores rurais, empresas e o público em geral terão acesso às recentes inovações. Com cerca de 500 expositores, o evento terá um espaço dedicado a pecuária, além de um concurso entre startups e palestras

Thaís Moura
postado em 17/05/2022 00:01
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Maior feira de agronegócio do Centro-Oeste, a AgroBrasília começa hoje, com a expectativa de receber entre 90 e 120 mil visitantes em cinco dias de programação. O evento acontece até 21 de maio, das 8h às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), importante área rural do DF, a cerca de 70km do centro de Brasília. A feira presencial foi suspensa nos últimos dois anos devido à pandemia de covid-19. A edição deste ano contará com diversos seminários e palestras, além de exposições de novas tecnologias para os produtores rurais.

Temas atuais e relevantes serão abordados nos fóruns apresentados na AgroBrasília, como a crise dos fertilizantes e o uso de bioinsumos, o controle biológico, solo e sustentabilidade, plantio de uva e produção de vinhos no cerrado, fruticultura, pecuária, mulheres no agro, entre outros tópicos. A primeira palestra do evento será às 14h30, hoje, ministrada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-DF (Embrapa) Emerson Borghi, no Auditório Anexo. Ele deve apresentar o Sistema Antecipe, método de cultivo intercalar, desenvolvido pela Embrapa durante 13 anos, para possibilitar a redução de riscos causados pelas incertezas do clima durante a produção de grãos da segunda safra.

Na feira, haverá um espaço destinado exclusivamente ao segmento da pecuária. Lá, os criadores poderão comprar bovinos, ovinos e equinos de alto desempenho e qualidade genética. Eles terão acesso a orientação sobre linhas de crédito rurais. Durante a AgroBrasília, será inaugurado um ambiente permanente da Associação de Criadores de Zebuínos. A organização da feira espera que os negócios realizados nos cinco dias de evento atinjam o montante dos R$ 3 bilhões. 

Composta por cerca de 500 expositores, a AgroBrasília é realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), com o apoio da Seagri-DF, da Emater-DF e da Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Aproximadamente 30 empresas estarão no espaço, expondo produtos e serviços. O evento contará com uma disputa entre startups que trazem ideias inovadoras na área de controle biológico. Chamado de InovaAgroBrasília, o concurso vai eleger e premiar o melhor projeto, que pode ser um produto, um processo ou um serviço. Sete startups e equipes foram classificadas para a etapa final, que será virtual, em 21 de maio, das 8h30 às 12h. 

Programação

Veja as palestras e fóruns previstos no evento:

17 de maio

14h30 — Sistema Antecipe (Embrapa): Cultivo intercalar antecipado de milho segunda safra nas entrelinhas da soja

18 de maio

8h30 — Estratégias, práticas e rumos de uma agricultura equilibrada, eficiente e sustentável

14h30 — Bioinsumos: as alternativas de correção/adubação diante do atual cenário

16h — Controle biológico e uso de drones

19 de maio

10h — Inovação do controle biológico no sistema de produção

13h30 — A produção de vinhos finos no Planalto Central e suas potencialidades

16h - Controle biológico: da pesquisa ao mercado

20 de maio

8h30 — Cultivo da canola no cerrado: alternativa para rotação de culturas e de diversificação de renda

9h — Mulher do agro: qual a importância da mídia social na sua carreira?

11h — Estratégias para confinamento

13h30 — 4º Fórum Distrital de Febre Aftosa

16h — Programa Nacional de Bioinsumos: avanços e perspectivas

21 de maio

8h30 — Os desafios da fazenda com a turma do Agro de Negócios

9h30 — Apresentação das soluções tecnológicas para controle biológico das 7 startups finalistas

11h15 — Anúncio da vencedora e entrega da premiação

*Todas atividades terão transmissão on-line, pela plataforma
www.digital.agrobrasilia.com.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação