Próxima etapa da Luos vai mudar modelo de ocupação do SIA

Correio Braziliense
postado em 17/05/2022 00:01
 (crédito: Edy Amaro/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Edy Amaro/Esp. CB/D.A Press)

A revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo do Distrito Federal (Luos) segue, agora, para uma nova fase. A primeira etapa, mais geral, foi concluída em abril, com a sanção pelo GDF da lei aprovada na Câmara Legislativa, em março. Agora, as análises serão mais específicas e por regiões administrativas. O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) está no primeiro bloco a ser avaliado. Um novo projeto de lei será encaminhado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) aos distritais, para readequar as atividades comerciais, também, em Taguatinga, Planaltina, Santa Maria e no Guará.

Desenvolvimento econômico

"O objetivo é otimizar a ocupação dos espaços urbanos, ajudando no desenvolvimento econômico de regiões fora do Plano Piloto. E, assim, estimular a geração de empregos", explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano do DF, Mateus Oliveira.

Mais diversidade de atividades

Em relação ao SIA, a perspectiva é permitir uma variedade maior de atividades. "Hoje, a região está restrita a ocupações industriais de grande porte, o que torna a área deserta e ociosa à noite e nos fins de semana. É preciso levar mais opções de uso (para o setor)", aponta o secretário.

PPCub vai avaliar exploração comercial de clubes na orla

O Plano de Proteção ao Complexo Urbanístico de Brasilia (PPCub) será enviado à Câmara Legislativa até o fim do ano, depois de passar por audiência pública. Uma das pautas é a possibilidade de ampliação de exploração comercial dos clubes recreativos, principalmente os localizados em área nobre, como a orla do Lago Paranoá.

Terracap faz chamamento

Cerca de 100 clubes terão a possibilidade de regularizar a ocupação. Muitos, como o Cota Mil, têm permissões precárias de uso de área pública, concedidas há mais de 30 anos. Ontem, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) divulgou o chamamento público para que as associações apresentem a documentação para iniciar o processo. O prazo se encerra em 7 de julho.


Aruc ganhará terreno

O primeiro clube do DF a obter a escritura do terreno foi o Vizinhança da 108 Sul. O governador Ibaneis Rocha foi pessoalmente, há três semanas, entregar o documento, esperado há 61 anos. O próximo será a Aruc, no Cruzeiro. "O terreno ainda está no nome do DF, será transferido em breve para a Terracap e, com a Lei Distrital nº 6.888, vamos finalmente garantir o terreno para a Aruc", disse Leonardo Mundim, diretor de Regularização Social da Terracap.


Moeda social

Os clubes, em contrapartida, poderão optar como forma de pagamento pela "moeda social". Ou seja, realizarem projetos culturais, esportivos e de capacitação profissional para jovens e adultos em vulnerabilidade social. "Estamos promovendo um grande avanço nessa área. Há décadas, essas medidas eram aguardadas", destacou Mundim.

Palestra para o Lide

O governador Ibaneis Rocha é o convidado-palestrante do primeiro encontro do ano do Grupo de Lideranças Empresariais de Brasília (Lide). O evento será amanhã, em almoço para convidados no Brasília Palace Hotel, e terá como anfitrião o presidente do Lide Brasília, Paulo Octávio. A reunião também é uma iniciativa da Fecomércio-DF e da Fibra.

Participação feminina
no comércio

A Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF realiza, hoje, uma reunião especial com as conselheiras que representam os mais diversos segmentos empresariais. "Será apresentado um

levantamento sobre a participação das empresárias no mercado. Os dados são relevantes para análise e servirão de base para planejamento e tomada de decisões neste momento de retomada e de surgimento de novos negócios e segmentos", explicou Beatriz Guimarães, líder da câmara.

Diagnóstico

A reunião será aberta pelo presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, que encomendou especialmente o estudo para a produção do Mapa do Comércio na capital federal.

  • 28/04/2021 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. CB.Poder entrevista Leonardo Mundim, Diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap.
    28/04/2021 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. CB.Poder entrevista Leonardo Mundim, Diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •   28/04/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Governador Ibaneis Rocha participa da Cerimônia da sanção de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Na foto, Mateus Oliveira, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do DF.
    28/04/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Governador Ibaneis Rocha participa da Cerimônia da sanção de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Na foto, Mateus Oliveira, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do DF. Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press
  • 19/02/2019. Credito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia-DF. Cidades. Brasília Palace Hotel. Reunião do LIDE BRASÍLIA ( Grupo de Lideres e Empresários de Brasíllia). Governador Ibaneis Rocha.
    19/02/2019. Credito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia-DF. Cidades. Brasília Palace Hotel. Reunião do LIDE BRASÍLIA ( Grupo de Lideres e Empresários de Brasíllia). Governador Ibaneis Rocha. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Beatriz Guimarães, líder da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio no DF
    Beatriz Guimarães, líder da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio no DF Foto: Arquivo pessoal
  •  Governador Ibaneis Rocha revogou regramento
    Governador Ibaneis Rocha revogou regramento Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE