Quarenta e nove anos fazendo o bem 

Correio Braziliense
postado em 18/05/2022 00:01
 (crédito: Neide Cavalcante/Divulgação)
(crédito: Neide Cavalcante/Divulgação)

O Clube das Nações foi palco de uma cerimônia que ficou marcada para sempre nos anais da história do mundo social e diplomático de Brasília. Mais precisamente em 17 de maio de 1973, a americana Maria Albenese Koplowitz e a brasileira Ana Maria Sarcirelli Garcia fundaram o Clube Internacional de Brasília (CIB), com outras senhoras estrangeiras e brasileiras.

Com a vinda de representantes de vários países para a jovem Brasília, embaixadores e embaixatrizes que aqui chegavam precisavam se entrosar e conhecer melhor o modus vivendi do país que os acolhia. Manter um intercâmbio cultural e o diálogo entre brasileiras e estrangeiras e dar assistência aos mais necessitados foi a meta maior da criação do Clube Internacional de Brasília.

De lá para cá, alegria das que, aqui, viviam e as que, aqui, chegavam, para cumprir a função diplomática a elas destinada foi a comprovação da grande inspiração que a americana e a brasileira tiveram. A cada mês, uma embaixada recebia as sócias do CIB, quando tinham a chance de conhecer melhor o país anfitrião, a cultura, as tradições, a música e o folclore, os usos e os costumes, a culinária, a moda, o artesanato, os artistas e o turismo. Tudo seguido de lanches com iguarias típicos do país representado.

Na terça-feira (10/5), no Iate Clube de Brasília, a presidente do CIB, Maria Angela Canguçu de Mesquita, reuniu as associadas para a comemoração dos 49 anos de existência do Clube Internacional de Brasília, com um desfile das jóias de Benigna Venâncio, apresentado pelas próprias sócias. Muita alegria, muitos reencontros e confraternização bem ao estilo de uma entidade social que foi criada para agregar e ajudar ao próximo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Maria Angela Mesquita, Maria José Santana, 
Sandra Costa e Dodoia Resende
    Maria Angela Mesquita, Maria José Santana, Sandra Costa e Dodoia Resende Foto: Fotos: Neide Cavalcante/Divulgação
  • Nazaré Tunholi, Maryland Rossi 
e Luciana Santos
    Nazaré Tunholi, Maryland Rossi e Luciana Santos Foto: Neide Cavalcante/Divulgação
  • Luiza Postiga, Fabíola Loureiro,
Heloísa Aroeira e July Benevides
    Luiza Postiga, Fabíola Loureiro, Heloísa Aroeira e July Benevides Foto: Neide Cavalcante/Divulgação
  • Alice Jarjour, Marlene Gontijo Chagas, Rita Márcia Machado e Rosângela Meneguetti
    Alice Jarjour, Marlene Gontijo Chagas, Rita Márcia Machado e Rosângela Meneguetti Foto: Neide Cavalcante/Divulgação
  • Neuma Gomes, Bia Salles, Amarílis Prado, Mônica Cruz e Irene Maia
    Neuma Gomes, Bia Salles, Amarílis Prado, Mônica Cruz e Irene Maia Foto: Neide Cavalcante/Divulgação
  • O violinista e maestro Nicolau Sulzbeck
    O violinista e maestro Nicolau Sulzbeck Foto: Arquivo pessoal
  • Fonte luminosa na Praça da Torre de TV
    Fonte luminosa na Praça da Torre de TV Foto: Jane Godoy/CB/D.A Press
  •  21/04/2022 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Aniversário de Brasília no CCBB com o evento do Piquenique e exposição com as capas do Jornal Correio Braziliense.
    21/04/2022 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Aniversário de Brasília no CCBB com o evento do Piquenique e exposição com as capas do Jornal Correio Braziliense. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Presidente Bolsonaro e o embaixador da Grécia, Yannis Tzovas-Mourouzis
    Presidente Bolsonaro e o embaixador da Grécia, Yannis Tzovas-Mourouzis Foto: Palácio do Planalto/Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação