Receitinha fácil

Correio Braziliense
postado em 18/05/2022 00:01

O mungunzá é um prato de origem africana, enraizado na cultura brasileira. Existem as versões doces e salgadas quase como uma "feijoada" de milho. Muito comum no Nordeste, encontrou o momento mais oportuno de ser servido nas festas juninas, pois pode (e deve!) ser apreciado quentinho para espantar o frio.

Ingredientes

Para o mungunzá

» 300g de milho branco de canjica

» 300g de acúcar

» 1 litor de leite integral

» 1 litro de leite de côco

» 250ml de creme de leite fresco

» Especiarias inteiras (cravo, canela) a gosto

Para a cocada

» 500g de coco seco ralado

» 400g de açúcar

» 300ml de leite de coco

Preparo: Em uma panela de pressão cozinhe o milho com as especiarias e metade do açúcar coberto com água por cerca de 15 minutos depois que pegar pressão. Em seguida, abra a panela e avalie. Se estiver macio, coe e reserve. Senão, continue cozinhando. Com o milho macio, leve ao fogão com os demais ingredientes e cozinhe em fogo baixo até que o molho fique cremoso.

Cocada: Leve ao fogo todos os ingredientes mexendo sempre até que evapore o líquido, e o coco esteja macio. Atenção, quanto mais você cozinhar, mais firme ficará a cocada. Escolha o ponto que desejar.

Sirva com uma pitada de canela!

Dicas de decoração

» Crie cenários com artesanato local e regional, flores desidratadas e muita madeira. Dessa forma, você terá ambientes rústicos e bem brasileiros;

» Uma alternativa é utilizar potes de barro com folhagens diversas, bandeirolas, toalhas e tecidos de juta para mesas;

» Utilize uma colcha básica para alegrar com almofadas coloridas, mesclando com o chitão e, dessa forma, crie um ambiente descontraído para os convidados, no chão ou em um sofá, por exemplo;

» Não esqueça das típicas fogueiras;

» Use tachos de cobre ou ferro espalhados no jardim para dar um charme;

» Caixa de paletes com frutas da época e o varal de luzes trazem um aconchego e surpreendem os convidados;

*por Paola Marcante

Colaborou Ana Isabel Mansur

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação