Que frio!

Sensação térmica no DF cai abaixo de 0°C; mínima foi de 1,4ºC

Até esta sexta-feira (20/5), o DF continua sob alerta laranja devido a onda de frio. Temperatura deve subir gradativamente a partir do fim de semana

Edis Henrique Peres
postado em 19/05/2022 09:03
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

A onda de frio que atinge o Distrito Federal trouxe um recorde de temperatura mínima de 1,4°C, com sensação térmica de menos de 0°C. O alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue até esta sexta-feira (20/5), com expectativa de aumento gradativo das temperaturas no fim de semana.

Sobre a sensação térmica, a meteorologista do Inmet, Naiane Araújo explica: "é uma coisa muito particular de cada pessoa, o que contribui para isso são os ventos muito gelados. O que acontece é que áreas com muito vento tendem a roubar o calor do corpo humano, mas a influencia que isso terá na sensação térmica varia de qual o calor do corpo. De forma geral, chegamos à sensação térmica abaixo de 0°C".

As baixas temperaturas acendem um alerta referente ás pessoas em situação de rua. "A Defesa Civil realiza um trabalho relacionado a isso. Com temperaturas tão baixas, quem não tem um abrigo, corre alto risco de hipotermia", afirma.

Durante a tarde, a especialista explica que a temperatura máxima deve chegar a 20°C, com umidade relativa do ar entre 95% e 25%. "A característica dessa onda de ar é ser fria e seca, com pouca umidade", pontua.

Confira os locais com temperaturas mais baixas nesta quinta:

Gama: 1,4 °C
Águas Emendadas (Planaltina): 3,3 °C
Plano Piloto: 5,1 °C

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação