Exposição

Festival Brasília Sobre Rodas começa neste sábado e é gratuito

Festiva Brasília Sobre Rodas traz 400 veículos clássicos e especiais para amantes do automobilismo. Evento será sábado (21/5) e domingo (22/5), no Parque da Cidade, e oferece atrações para crianças, além de música e gastronomia

Eduardo Fernandes*
postado em 21/05/2022 06:00
O empresário e colecionador Daniel Freitas mostra dois xodós dele: a Lambretta LI 1966 e o Fusca 1962. Ele é um dos expositores do Festival Brasília Sobre Rodas -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
O empresário e colecionador Daniel Freitas mostra dois xodós dele: a Lambretta LI 1966 e o Fusca 1962. Ele é um dos expositores do Festival Brasília Sobre Rodas - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Cerca de 400 automóveis clássicos, além de motos, bicicletas, skates, karts e patins fazem parta da exposição do Festival Brasília Sobre Rodas. Segundo a organização do evento, um dos diferenciais desta edição é a união de grandes clubes de carros da capital federal. No total, são mais de 35 grupos entusiastas da cultura automobilística inscritas. Sábado (21/5) e domingo (22/5), a estimativa de público é de 20 mil pessoas.

Daniel Freitas, 46 anos, é um aficionado pelo "antigomobilismo" e será um dos expositores no Festival Brasília Sobre Rodas. O morador da Asa Norte levará uma Lambretta LI 1966 e uma Kombi Cliper 1987. Para ele, eventos são uma forma de preservar a história. Com cinco veículos, o colecionador confessa ter um que é o predileto. "O ícone que eu tenho é o Fusca 1962, com a quilometragem em 12 mil rodados. Hoje, sou o segundo dono. Demorei 8 anos para conseguir comprá-lo", afirma Daniel, que também demonstra muito carinho pelo Opala 1990 que, segundo ele, serviu à Presidência da República.

Todo esse afeto fez com que Daniel se tornasse empresário e criasse a fuscamiseteria, em 2014. O estabelecimento é uma loja móvel. Inicialmente funcionava em um fusca, mas, hoje, atende na Kombi Cliper 1987. Entre os principais produtos vendidos estão camisetas personalizadas, canecas, cabides, apetrechos e uma variedade de itens para os amantes de carros.

Apaixonados por automobilismo poderão conferir modelos antigos
Apaixonados por automobilismo poderão conferir modelos antigos (foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

História de cinema

Leonardo Linhares, 42, se dedica a restaurar veículos que não estão em boas condições. Segundo ele, o gosto por automóveis é tradição de família — avô era mecânico em Porto Alegre, e o pai ajudava na oficina. Para o advogado, o festival é um oportunidade de mostrar o trabalho de recuperação de verdadeiras raridades. "Depois de dois anos sem grandes eventos, é importante apoiar e favorecer a troca de experiências e o reencontro dos amigos", conta.

Colecionador de veículos da linha Dodge da década de 1970, o morador do Park Way tem uma caminhonete azul que estrelou o filme Eduardo e Mônica. Acionado pela produção técnica do longa, ele cedeu o carrão com muito orgulho e fez a restauração para o veículo ser o mais fiel à época em que se passa a história inspirada na música de mesmo nome de Renato Russo. Leonardo é vice-presidente do Mopar Clube Brasília, organização com vários entusiastas do automobilismo, que reúne e promove encontros de carros na capital federal.

Estrutura

O Festival Brasília Sobre Rodas ocorre no Parque da Cidade em um espaço de 160 mil metros quadrados. A terceira edição do evento conta com atrações para o público infantil, música, gastronomia, praça de alimentação, praça de chope e feira. A entrada é gratuita.

O projeto tem apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Secretaria de Turismo (Setur). De acordo com João Coqueiro, idealizador do festival, a finalidade da data é a fomentação do antigomobilismo na capital federal. "Vamos juntar os apaixonados por carros e tudo sobre rodas", destaca.

O estande de karts deve ser uma atração a parte. As associações Askart e Vintage Kart vão apresentar, ao menos, seis modelos para o público. Um dos objetivos, segundo Moisés Neto, 55, Askart, é divulgar o campeonato oficial da modalidade no Distrito Federal, que acontecerá no Guará, em 28 de maio e a campanha do maio amarelo — em combate a mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Para ele, "é melhor correr no kartódromo ou no autódromo do que na rua".

*Estagiário sob a supervisão de Guilherme Marinho

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação