Maratona

A emoção de ouvir histórias

Projeto que precede a 36ª Feira do Livro de Brasília (FeLiB) percorrerá escolas da rede pública do Distrito Federal até 2 de junho com apresentação de escritores e contações

Jáder RezendeArthur Vieira*
postado em 27/05/2022 00:01
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Alunos do Jardim de Infância 603, do Recanto das Emas, receberam, ontem, a escritora Iris Borges e a dupla de contadores de histórias Duo Flor de Cacau, formada pelos artistas Cláudia Nascimento e Cláudio Lopes, integrantes do projeto Feira do Livro Itinerante, que percorre escolas da rede pública do Distrito Federal até  2 de junho. O evento precede a 36ª Feira do Livro de Brasília (FeLiB), que ocorre de 17 a 26 de junho.

Em clima de descontração e interação, a dupla dramatizou as obras Filhotes de Animais domésticos, Rosa Morena e Será que é história?, de Iris Borges. Ao final, os estudantes participaram de um debate com a autora.

"Foi enriquecedor, sobretudo os questionamentos das crianças e a interação delas com as obras. Quiseram saber de tudo, desde o processo de criação, por que escrevo sobre bichos e até mesmo se ainda subo em árvores. Demonstraram total interação e identificação com os personagens. Nossa grande meta é despertar esse amor em quem não teve acesso ao mundo literário", diz Isis. Aos 71 anos, também psicóloga, a autora tem 34 títulos publicados e também sua própria editora, a Arco-Íris, que marcará presença na FeLiB.

Cláudio Lopes, do Duo Flor de Cacau, destacou a interatividade com os alunos. "Foi uma experiência rica, diferente, que aproxima e estimula o debate. Ficará para sempre em nossas memórias os olhares curiosos das crianças, a atenção que elas nos dispensou", disse. "Foi comovente sentir o acolhimento de toda a equipe da escola, sentir o interesse dos alunos pelos livros", completa a parceira Cláudia Nascimento.

A diretora da unidade de ensino, Aline Lorrany, disse que o evento superou todas as expectativas. "Muitas vezes as crianças só têm acesso à leitura de qualidade na escola. É algo que conseguimos oferecer a elas neste espaço. Fico muito feliz em poder proporcionar este encontro", disse.

A escola foi indicada pela regional de ensino por seu histórico de incentivo à leitura no processo de alfabetização. Lá é desenvolvido, há sete anos, o projeto literário "Um Jardim de Histórias", no qual as crianças compartilham livros entre si, levam para casa e leem com a família, estimulando, assim, o gosto pelos livros. A Feira do Livro Itinerante percorrerá escolas até o próximo dia 2 de junho.

As visitas foram iniciadas em 23 de maio, na Unidade Escolar Caic JK, no Núcleo Bandeirante. Além de estimular a leitura direcionada, ampliar o acesso aos livros e facilitar a recepção da produção literária local a estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, a caravana literária, que conta com apoio da Secretaria de Educação do DF, é marcada pela doação de livros para o acervo das escolas participantes.

A feira itinerante percorrerá oito escolas da Rede Pública do DF, sendo quatro de ensino infantil e quatro do fundamental.

A FeLiB é uma iniciativa da Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF) e do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal.

 *Estagiário sob a supervisão
de Jáder Rezende

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação