Cerco a motoristas alcoolizados

Secretaria de Segurança Pública iniciou, ontem, a Operação Quinto Mandamento para coibir crimes de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool. Entre janeiro e abril, o Detran-DF multou 11,5 mil condutores por alcoolemia

Pedro Marra
postado em 28/05/2022 00:01
 (crédito: André Violatti/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: André Violatti/Esp. CB/D.A Press)

Para combater a violência no trânsito, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Detran-DF, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), estará nas ruas atuando com pontos de bloqueio e abordagens pessoais. A iniciativa de intensificar a fiscalização tem como objetivo evitar acidentes, como o ocorrido no último domingo, quando um motorista alcoolizado atropelou cinco crianças em Ceilândia.

As equipes de fiscalização pedem que os condutores tenham atenção especial contra o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir. Dados do Detran-DF mostram que entre janeiro e abril deste ano, os órgãos de trânsito autuaram 11,5 mil condutores. No mesmo período do ano passado, 6,4 mil motoristas cometeram o crime de alcoolemia, uma alta de 78% de um período para o outro. No ano completo de 2021, o departamento registrou 27,3 mil condutores bêbados.

Também serão observadas outras infrações, como documentação irregular, uso de celular ao volante e não utilização de cinto se segurança, tanto por parte de quem dirige quanto de quem é passageiro. Paralelamente, a operação ainda atua no combate a crimes contra a vida e contra o patrimônio em outras cidades.

O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, afirmou que as ações estão cada vez mais regionalizadas. "Isso nos possibilita direcionar as equipes para diferentes missões, com base em levantamentos e análises", explica o chefe da pasta. Secretário-executivo de pasta, Milton Neves disse que a operação Quinto Mandamento ocorre sempre em duas diferentes cidades por dia. "Vamos manter o padrão", assegura.

Meninas atropeladas

Com inquérito sobre o atropelamento das meninas em Ceilândia em fase final de conclusão, o delegado da 15ª DP (Ceilândia Centro) Fernando Crisci aguarda a conclusão do laudo do Instituto de Criminalística, da Polícia Civil do DF, que finaliza a perícia no local do crime. "O carro estava em nome de terceiro", acrescenta o investigador.

Ontem, em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) atualizou o estado clínico das crianças vítimas do atropelamento. As irmãs Ana Julia Pereira, 7 anos, e Bruna Raquel Fonseca Pereira, 6, foram extubadas e estão estáveis. A prima delas, Sofia Valentina Muniz, de 3, será avaliada pela neurologia para avaliação sobre possível extubação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Motociclista reage ao ser parado em blitz e agride policial no Gama21/08/2020 Credito : PMDF/divulgação - De acordo com a Polícia Militar, o homem ficou agressivo após o teste do bafômetro, que indicou 0,73mg/L. Aalgemado, ele deu uma cabeçada em um policial
    Motociclista reage ao ser parado em blitz e agride policial no Gama21/08/2020 Credito : PMDF/divulgação - De acordo com a Polícia Militar, o homem ficou agressivo após o teste do bafômetro, que indicou 0,73mg/L. Aalgemado, ele deu uma cabeçada em um policial Foto: PMDF/divulgação
  • 10/02/2013. Crédito: Monique Renne/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Homem assopra bafômetro durante blitz do Detran, no Parque da Cidade.
    10/02/2013. Crédito: Monique Renne/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Homem assopra bafômetro durante blitz do Detran, no Parque da Cidade. Foto: Monique Renne/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação