Pentecostes /

Emoção no primeiro dia de festividades

Uma multidão acompanhou a abertura da semana de celebração, ontem, no Centro de Evangelização

Edis Henrique Peres
postado em 30/05/2022 00:01
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

De olhos fechados e mãos erguidas para os céus, os fiéis pedem milagres à Trindade do Espírito Santo. Após dois anos sem o evento presencial devido a crise sanitária do novo coronavírus, a abertura da semana de Pentecostes foi marcada pela devoção: às 14h, o público estava reunido para rezar o terço, seguido com canções de louvor; contando com espaço para adoração ao Santíssimo e missa de libertação às 16h, no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, em Ceilândia. A festividade segue na região administrativa até quinta-feira, e, a partir de sexta, quando começa a tradicional benção das velas, o fechamento da Festa de Pentecostes será realizado no Taguaparque, em Taguatinga (confira a programação). A expectativa do evento é de receber mais de 1,3 milhão de pessoas na segunda fase da celebração.

Vindos de diversas regiões do Distrito Federal, os fiéis encontram na festividade esperança, fé e renovação. A balconista Elisângela dos Santos, 27 anos, levou a família para a celebração. "Estou com meus filhos, meu esposo e meu irmão. Aqui, sempre é maravilhoso, é um momento incrível e virou uma tradição estar presente todos juntos em Pentecoste. Aqui, parece que a gente é transportado para um lugar mais calmo", relata a moradora de Ceilândia.

Benção

Emocionada, Ivonete Alves Feitosa, 64, diz que participar do Pentecostes é encontrar forças para enfrentar as dificuldades da vida. "O vazio que a gente sente é preenchido aqui. Não é que os problemas se resolvem, simplesmente, mas a gente consegue lutar com eles, porque sabe que Deus está conosco", reforça.

Ivonete participa da festa há quase duas décadas. "O que faz o povo sempre retornar, não importa se faça sol ou faça chuva, é a fé. Muita gente alcançou graças imensas aqui. Eu mesmo alcancei milagres. Em 2003, quando estava na plateia, o padre Moacir revelou que uma pessoa que não conseguia arrumar emprego, que a vida não ia para a frente, iria se resolver. Senti que era para mim. E, depois disso, minha vida realmente mudou", afirma.

Joelina Lopes, 74 anos, foi este ano em busca do seu milagre. "Estou, aqui, para tentar arrumar um novo emprego, preciso contribuir o último ano para me aposentar. Se Deus quiser, consigo essa graça", garante.

Organização

O Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes espera receber mais de 20 mil pessoas a cada dia durante a semana. Coordenador da festividade, Wberthyer Costa de Araújo explica que a infraestrutura do local conta com 1,6 mil vagas de estacionamento. "Teremos a lanchonete com comidas típicas, como cachorro-quente, pastel, caldo e outros alimentos. Estamos muito animados para a festa deste ano, principalmente depois de tanto tempo sem o evento presencial", pondera.

A 23ª Edição da Festa de Pentecostes tem como tema o versículo bíblico 19:16 de Mateus: "Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna". Na avaliação de Raquel Sousa, integrante da coordenação do evento, o trecho destaca o empenho das pessoas em organizar a celebração. "Temos mais de 1,5 mil voluntários trabalhando conosco. Antes de a festa começar, realizamos um retiro de preparação para o Pentecostes. É sempre muito bom trabalhar no evento, parece que você é abençoado duas vezes, de fazer essa doação para Deus. Tanto que todos que trabalham estão sempre muito alegres", revela.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Confira a programação:

Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, em Ceilândia — de 30 de maio a 2 de junho
6h30: Missa
8h às 12: Adoração
12h às 13h30: Terço dos Renascidos
13h30 às 15h: Pregação com oração
15h: Missa da Misericórdia
17h: Missa de Nossa Senhora da Primavera
18h: Animação com banda
19h: Missa de Cura e Libertação

Taguaparque, em Taguatinga

3 de junho (sexta): Benção das Velas (Pai)
8h: Cenáculo
10h30: Louvor da Comunidade
11h: Animação
12h: Terço da Batalha com oração de Libertação
13h: Pregação
14h: Terço dos Renascidos com oração de cura e libertação
15h: Adoração no palco e missa para servos no Anfiteatro
16h30: Louvor
17h45: Animação
18h: Terço de Nossa Senhora da Primavera (pela internet) e preparação para a Santa Missa
19h: Missa de Libertação

4 de junho (sábado): Benção das Velas (Filho)
8h: Cenáculo
10h30: Louvor da Comunidade
11h: Animação
12h: Terço da Batalha com oração de Libertação
13h: Pregação
14h: Terço dos Renascidos com oração de cura e libertação
15h: Adoração no palco e missa para servos no Anfiteatro
16h30: Louvor
17h45: Animação
18h: Terço de Nossa Senhora da Primavera (pela internet) e preparação para a Santa Missa
19h: Missa de Cura

5 de junho (domingo): Benção das Velas (Espírito Santo)
8h: Cenáculo
10h: Louvor da Comunidade
11h: Animação
11h30: Terço da Batalha com oração de Libertação
12h30: Pregação
13h30: Terço dos Renascidos com oração de cura e libertação
14h30: Momento Comunidade - Vocacional
15h30: Preparação para a Santa Missa
16h: Missa de Libertação

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação