Covid-19

Vacinação de adolescentes do DF com terceira dose tem baixo movimento

Secretaria de Saúde do DF anunciou, no domingo (29/5), a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. A pasta estima mais de 268 mil pessoas nessa faixa etária

Pedro Marra
postado em 30/05/2022 15:36 / atualizado em 30/05/2022 15:36
Cláudia Oliveira, 45 anos, moradora da Asa Sul, com a filha Laura Oliveira, 14 anos, na UBS 1 da Asa Sul   -  (crédito: Pedro Marra/CB/D.A. Press)
Cláudia Oliveira, 45 anos, moradora da Asa Sul, com a filha Laura Oliveira, 14 anos, na UBS 1 da Asa Sul - (crédito: Pedro Marra/CB/D.A. Press)

Após a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciar, neste domingo (29/5), que adolescentes de 12 a 17 anos podem receber a dose de reforço ou terceira dose contra a covid-19, o movimento foi baixo. Na UBS 1 da Asa Sul, na quadra 612, a fila tinha cerca de 20 pessoas.

  • Fila de vacinação contra a covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos, na UBS 1 da Asa Sul Pedro Marra/CB/D.A. Press
  • Fila de vacinação contra a covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos, na UBS 1 da Asa Sul Pedro Marra/CB/D.A. Press
  • Cláudia Oliveira, 45 anos, moradora da Asa Sul, com a filha Laura Oliveira, 14 anos, na UBS 1 da Asa Sul Pedro Marra/CB/D.A. Press

Uma delas era a estudante do 9º ano do ensino fundamental Laura Oliveira, 14 anos, que chegou ao local acompanhada da mãe Cláudia Oliveira, 45. "É importante para a saúde a vacinação e acabar logo a pandemia", afirma a jovem. Ela obedeceu o intervalo de quatro meses para receber a terceira dose.

Cláudia se diz alegre ao levar a filha para receber a dose de reforço. "No começo da pandemia, a minha tia teve que ser entubada no Rio de Janeiro, e ficou internada por cerca de 15 dias, o que me deixou preocupada, principalmente com a saúde da minha filha", relata a moradora da Asa Sul.

A conscientização da mãe virou lema da família quando o assunto é imunização contra a covid-19. Tanto que Laura brinca que não tem medo dos efeitos adversos da vacina. "Fico feliz que chegou a minha vez de vacinar, sem medo dos efeitos, porque o aumento de casos está assustando e eu tenho que estar protegida", argumenta.

Vacina contra aglomerações na escola

A consciência da vacinação também vale para o ambiente escolar, onde é comum ter aglomeração de pessoas. É o que afirma o jovem Bento Rodrigues Coelho, 14, que chegou à UBS 1 da Asa Sul junto com o pai, Eduardo Coelho, 44. “A vacina me protege mais ainda, mesmo se eu pegar covid-19, me sinto menos preocupado e mais seguro de ir à escola, onde costuma ser aglomerado", pondera.

Desde o começo da crise sanitária, Bento e o pai, que é servidor público, conversam com frequência sobre as medidas sanitárias contra o novo coronavírus. “Mesmo vendo a pandemia acontecer, ele tomou conhecimento da doença, e viu a importância da vacina para ele e para os outros”, afirma o morador do Lago Sul.

Confira aqui os locais de vacinação contra a covid-19 para os adolescentes de 12 a 17 anos.

 

No sábado (28/5), a Secretaria de Saúde (SES-DF) levantou que a quantidade de doses disponíveis é suficiente para dar início ao serviço nesta segunda-feira (30/5). A medida segue orientação da nota técnica nº 35, do Ministério da Saúde, divulgada na última sexta-feira (27/5).

O DF tem 268.474 adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. Desses, 241.783 iniciaram o esquema vacinal, e 194.898 receberam a segunda dose. Considerando os quatro meses de intervalo entre a D2 e a dose de reforço, no momento, 173.337 adolescentes estão aptos a tomar o reforço.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação