selo

2 mil jovens tomaram 3ª dose

No DF, há 268,4 mil adolescentes de 12 a 17 anos. Destes, 241,8 mil começaram o esquema vacinal, e 195 mil receberam a 2ª dose. Considerando o intervalo de quatro meses entre a D2 e o reforço, 173,3 mil estão aptos a receber a aplicação

Pedro Marra
postado em 31/05/2022 00:01
 (crédito: Pedro Marra/CB/D.A. Press)
(crédito: Pedro Marra/CB/D.A. Press)

No primeiro dia da aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em adolescentes no Distrito Federal, 2.047 jovens de 12 a 17 anos receberam o reforço, de acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF). O servidor público Leonardo Freire de Oliveira Garcia, 41 anos, comemorou a nova etapa e não perdeu tempo. Logo no começo da tarde de ontem, ele levou a filha Ishamana da Cunha Garcia, 14, para receber o imunizante na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, na avenida L 2 Sul, no Plano Piloto. Leonardo disse que sua intenção foi principalmente resguardar a mãe da menina, que é imunossuprimida. "É uma doença que contagia muito rápido e, pelas mutações do vírus, é bom se imunizar mais vezes para me proteger e proteger os outros", opina o morador da Asa Sul.

Leonardo também considera que a imunização é muito importante e relembra a última onda de casos de covid-19, no fim do ano passado. "A sorte é que a maioria da população estava vacinada, e isso salvou a vida de muitas pessoas", recorda o pai de Ishamana. A estudante afirma que a vacina veio para ajudar mais ainda nas medidas sanitárias que ela adota na escola. "A minha sorte é que a minha turma é pequena, só com 16 alunos, e conseguimos fazer um distanciamento maior entre as carteiras, ainda com uso de máscara", conta a jovem.

Para o infectologista Julival Ribeiro, os cuidados adotados por Ishamana deveriam ser incentivados novamente com campanha educativa do governo local, porque qualquer pessoa que for diagnosticada com covid-19 pode apresentar um quadro grave. "Claro que a população que tem comorbidade tem a tendência de desenvolver a piora do quadro, mas os adolescentes nessa faixa etária são pessoas que estão em locais fechados, com aglomerações, onde o vírus se expande mais quando se espirra, fala ou canta", contextualiza. Para ele, nem toda a população está vacinada como deveria.

A estudante da 2ª série do ensino médio Gabriela Bortoli, 16, foi à UBS 1 depois de sair da escola, na L2 Sul, para receber a dose de reforço. Ela acredita que é importante se vacinar com mais uma aplicação para não ficar doente de novo. Em janeiro deste ano, ela se infectou com o vírus durante uma viagem para Fortaleza com a família. "É uma doença bem grave. Quanto mais tomar vacina, melhor para proteger o corpo", afirma a jovem moradora de Águas Claras.

Cenário

A SES-DF divulgou, no último sábado, que a quantidade de doses disponíveis é suficiente para que a aplicação da terceira dose da vacina em adolescentes tivesse início. A medida segue orientação da nota técnica nº 35, do Ministério da Saúde, divulgada na sexta-feira passada. No DF, conforme dados da SES-DF, existem 268,4 mil adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. Destes, 241,8 mil começaram o esquema vacinal, e 195 mil receberam a segunda dose (D2). Considerando os quatro meses de intervalo entre a D2 e a dose de reforço, no momento, 173,3 mil jovens desse grupo estão aptos a tomar o reforço.

A população que pode ser vacinada é de 2.846.626, que são as pessoas com 5 anos ou mais. Desde 19 de janeiro de 2021, foram aplicadas 6.265.678 vacinas. 2.511.181 pessoas receberam a primeira dose, 2.338.704 tomaram a segunda e o reforço foi feito por 1.214.267 pessoas. A quarta dose foi tomada por 129.184 pessoas, a dose única por 60.289 e a adicional por 12.053.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação