Amianto nunca mais

Correio Braziliense
postado em 31/05/2022 00:01

O artista plástico Wagner Hermusche vive confinado em uma chácara, dentro do mistério do cerrado mais bravo, cercado de caliandras, pepalantos, imbiruçus, araras, carcarás e jararacas. Ele morou durante vários anos na Alemanha e é sintonizado com as questões ecológicas. Na década de 1980, ele fez belíssimas gravuras da magnitude das noites brasilianas, refratadas pelas luzes da cidade.

Com cores fulgurantes, captou a espacialidade e a signagem elétrica noturna, em uma visão bucólica e lírica. É um dos artistas que revelaram com mais expressividade a alma brasiliana.No entanto, a partir da primeira década do século, em sintonia com os acontecimentos, a arte de Hermusche saltou do lírico para o dramático. Brasília passou a ser cenário da verdadeira guerra de interesses das grandes corporações e dos grupos políticos.

Na série Ruídos Contemporâneos, ele pintou uma tela memorável de grandes dimensões, na qual uma passeata de excelências de terços e taiullers impecáveis faz um desfile sinistro pela Esplanada dos Ministérios, portando serras elétricas ligadas, que desferem centelhas pelo ar, numa imagem surreal, mas expressiva da irresponsabilidade dos governantes no desmatamento que nos assola.

Agora, Hermusche está envolvido em um novo desafio: ele foi escolhido para e construir um memorial das vítimas do amianto, que será instalado em Osasco. Em 2017, o STF proibiu a fabricação e a venda de produtos da construção civil com amianto, pois ele é cancerígeno. Muitos trabalhadores se contaminaram e ficaram doentes.

Por isso, Hermusche concebeu o memorial com a forma de uma árvore-pulmão. O trabalho é como uma árvore, que acolhe em sua sombra e alimenta com seus frutos. É o símbolo que representa o sustentáculo da vida. Nesta tragédia do amianto, os operários se entregavam inocentemente ao trabalho cotidiano, que acreditavam estar garantindo o seu sustento e de suas famílias e, por conseguinte, a vida.

A cada dia, entretanto, estavam sendo lentamente envenenados. Esta contradição cruel é o que a árvore-pulmão expressa. É uma metáfora. Uma referência estética às árvores-pulmões do planeta Terra, projetando um conceito de vida pulsante.

O tronco com suas linhas retas representa as fibras do mineral, os galhos superiores simbolizam o macrocosmo e as folhagens os pulmões das milhares de vítimas da catástrofe do amianto, espalhadas pelo mundo, explica Hermusche.

A escultura pesará, aproximadamente, 1,5 tonelada de aço e será construída na chácara de Hermusche e, em seguida, desmembrada para ser transportada até Osasco, com inauguração prevista para o mês de julho.

O monumento será instalado pela prefeitura na entrada de uma antiga fábrica da Eternit, em Osasco, com a esperança de que ninguém mais adoeça ou morra pelo cancerígeno amianto. Doença ou morte por amianto, nunca mais. Hermusche construirá um monumento em defesa da vida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação