Lua

Internautas compartilham registros do fenômeno Lua de Sangue

Além de ser visto em partes da América do Norte, Europa e África, o fenômeno também pode ser acompanhado em todo o Brasil

O eclipse total da lua, também conhecido como lua de sangue, ocorreu no último domingo (15/5). Além de ser visto em partes da América do Norte, Europa e África, o fenômeno também pode ser acompanhado em todo o Brasil. Na Capital, os brasilienses aproveitaram para registrar o momento.

A estudante Giovanna Maciel, 21 anos, moradora do Guará, acompanhou o fenômeno da praça do Cruzeiro, próximo ao Memorial JK. Apesar de não ter conseguido captar todo o fenômeno, ela relata ter sido uma boa experiência. “Foi ótimo, mas o céu estava um pouco nublado e não consegui acompanhar o fenômeno por completo”, afirma.

Giovanna Maciel - A estudante Giovanna Maciel, de 21 anos, moradora do Guará, acompanhou o fenômeno da praça do Cruzeiro, próximo ao Memorial JK

Saiba Mais

Sandro Rosa, membro do Clube de Astronomia de Brasília há 18 anos, também fez questão de acompanhar o fenômeno. Ele também falou sobre as nuvens na hora do eclipse, mas que ainda assim foi um momento único. "Mesmo as nuvens tendo atrapalhado a visualização da totalidade do eclipse, foi um momento mágico e único! Muitas famílias, casais de namorados e grupo de amigos puderam apreciar a beleza do fenômeno natural. A lua fascina e encanta a todos!”, alegre-se ao relembrar.

 

Sandro Rosa - Sandro Rosa também falou sobre as nuvens na hora do eclipse, mas que ainda assim foi um momento único.

O desenvolvedor de software Mateus Félix, morador do Sudoeste, também ficou a postos para acompanhar o fenômeno (foto principal). Ele havia acompanhado em 2015 e no domingo teve uma nova oportunidade. “O último eclipse lunar total que tive a chance de observar nitidamente foi em 2015 então ver esse eclipse ontem, e ter o conhecimento técnico de fotografia (que não tinha em 2015 e vim aprimorando nos últimos anos) para registrar a lua do jeito que eu sempre quis, foi incrível”, afirma.

Uma das que também conseguiu acompanhar o fenômeno por completo foi Mônica Viana, 21 anos, que conseguiu captar quatro diferentes fases do eclipse. A estudante, moradora de Ceilândia relatou felicidade por acompanhar o evento. “O eclipse lunar foi um fenômeno espetacular. Aqui em Brasília é muito raro ver fenômenos astronômicos, mas ontem a lua estava linda”, conta.

Mônica Viana - Mônica Viana, de 21 anos, conseguiu captar quatro diferentes fases do eclipse
Mônica Viana - A estudante, moradora de Ceilândia, relatou felicidade por acompanhar o evento
Mônica Viana - Umas das fases que ela conseguiu foi da lua quase no ponto mais avermelhado
Mônica Viana - Na última foto, Mônica conseguiu registrar o fenômeno no ápice

Segundo o Observatório Nacional, o eclipse parcial aconteceu às 23h27, horário em que a lua começou a escurecer. Às 00h29 de segunda-feira (16/5), ocorreu o eclipse completo. A junção do eclipse lunar e superlua (quando a lua está cheia) causa a cor avermelhada, pois quando a lua está próxima da Terra, somente as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Saiba Mais