Mapa do empreendedorismo feminino

O Distrito Federal tem cerca de 80 mil CNPJs em nome de mulheres. As empreendedoras estão, principalmente, à frente de salões de beleza e do comércio para vestuário. No setor varejista, de forma geral, representam 47%. Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga, nesta ordem, são as regiões onde a participação feminina se concentra. Os dados foram apresentados ontem em reunião da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio no DF.

Ações de fortalecimento

"O Mapa do Comércio faz um retrato de todos os setores pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), o que permitirá aos sindicatos saberem com detalhes quantas empresas existem na sua base. No segmento por gênero, por exemplo, irá nos ajudar a definir políticas e estratégias de fortalecimento do empreendedorismo feminino no Distrito Federal", destacou José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, na abertura do encontro. A reunião contou com a presença de diversas mulheres representantes de segmentos empresariais da capital federal.

Agenda Legislativa da Indústria

A Fibra apresentou a 20ª edição da Agenda Legislativa da Indústria. O presidente da entidade, Jamal Jorge Bittar, entregou ontem o documento referente a 2022 para o presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente (MDB), em reunião na presidência da Casa. Também foram entregues exemplares, nos gabinetes, aos deputados distritais.

Temos trabalhado nos últimos anos para priorizar o debate de temas da Agenda, que são importantes para a retomada econômica, para valorizar os empresários, gerar renda e receita ao Distrito Federal"

Rafael Prudente

Ambiente de investimentos

O documento é produzido com a participação dos dez sindicatos da Fibra, que selecionam e analisam as propostas legislativas que consideram prioritárias para o setor. Elas são classificadas como convergentes ou divergentes e acompanhadas de justificativas. "A Fibra tem diálogo transparente e muito produtivo com a Câmara Legislativa. Temos, como resultado, o desenvolvimento da cidade, com demandas que refletem na melhoria da qualidade de vida da população. Queremos criar no DF um ambiente que atraia cada vez mais investimento do setor industrial", afirmou Jamal.

Expectativa para o Dia dos Namorados

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF revela que o Dia dos Namorados deste ano deve ter aumento de 24,4% nas vendas em relação a 2021. Também detectou um salto na expectativa positiva dos lojistas — 70,30% dos entrevistados acham que o movimento será melhor que no ano passado, quando o mesmo índice registrou 39,40%.

Homens vão
gastar mais

Este ano, outro dado chama a atenção. O valor do ticket médio de compra por parte dos consumidores teve um aumento de 84,56%. Passou
de R$ 114,45 (2021) para
R$ 211,23 (2022). Os homens pretendem gastar um pouco mais que as mulheres. Os presentes mais procurados serão roupas/acessórios, cosméticos, perfumes, flores e cestas temáticas.

Impacto no food service

O setor empresarial e, especialmente, de bares, restaurantes e hotelaria acompanha hoje, a partir de 9h30, o debate, na Câmara dos Deputados, sobre Liberdade Econômica e Reforma Tributária — Impactos no setor de food service. Participam o senador Roberto Rocha ( PSDB/MA), relator da PEC 110, o deputado federal Jerônimo Goergen ( PP/RS) e Luiz Carlos Hauly — economista e tributarista, autor da proposta de Reforma Tributária, entre outros parlamentares.

Rota da Fruticultura incentiva blueberry no cerrado

Será lançada amanhã mais uma etapa da Rota da Fruticultura RIDE-DF, durante a Feira AgroBrasília. Além do morango, que já é consolidado, são incentivadas plantações de mirtilo (conhecido como blueberry), açaí, amora, jabuticabas e frutos do cerrado. Para fortalecer o novo polo, um lote com mudas será oferecidas às cooperativas selecionadas para a implantação de 100 módulos de 1 hectare, no caso do açaí, e 10 módulos de 2.000 metros de mirtilo, com foco no desenvolvimento, validação e demonstração de técnicas avançadas de cultivo em condições de cerrado.

 

Minervino Júnior/CB/D.A Press - Lojistas estimam aumento de 18%, contra 6% de 2021, nas vendas para o dia 12 de junho
Cristiano Costa - Câmara de Mulheres Empreendedoras
Fibra/Divulgação - Crédito: Fibra/Divulgação. Capital S/A. Jamal Bittar e Rafael Prudente
Divulgação - blueberry