Cerco a motoristas alcoolizados

Secretaria de Segurança Pública iniciou, ontem, a Operação Quinto Mandamento para coibir crimes de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool. Entre janeiro e abril, o Detran-DF multou 11,5 mil condutores por alcoolemia

Para combater a violência no trânsito, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Detran-DF, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), estará nas ruas atuando com pontos de bloqueio e abordagens pessoais. A iniciativa de intensificar a fiscalização tem como objetivo evitar acidentes, como o ocorrido no último domingo, quando um motorista alcoolizado atropelou cinco crianças em Ceilândia.

As equipes de fiscalização pedem que os condutores tenham atenção especial contra o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir. Dados do Detran-DF mostram que entre janeiro e abril deste ano, os órgãos de trânsito autuaram 11,5 mil condutores. No mesmo período do ano passado, 6,4 mil motoristas cometeram o crime de alcoolemia, uma alta de 78% de um período para o outro. No ano completo de 2021, o departamento registrou 27,3 mil condutores bêbados.

Também serão observadas outras infrações, como documentação irregular, uso de celular ao volante e não utilização de cinto se segurança, tanto por parte de quem dirige quanto de quem é passageiro. Paralelamente, a operação ainda atua no combate a crimes contra a vida e contra o patrimônio em outras cidades.

O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, afirmou que as ações estão cada vez mais regionalizadas. "Isso nos possibilita direcionar as equipes para diferentes missões, com base em levantamentos e análises", explica o chefe da pasta. Secretário-executivo de pasta, Milton Neves disse que a operação Quinto Mandamento ocorre sempre em duas diferentes cidades por dia. "Vamos manter o padrão", assegura.

Meninas atropeladas

Com inquérito sobre o atropelamento das meninas em Ceilândia em fase final de conclusão, o delegado da 15ª DP (Ceilândia Centro) Fernando Crisci aguarda a conclusão do laudo do Instituto de Criminalística, da Polícia Civil do DF, que finaliza a perícia no local do crime. "O carro estava em nome de terceiro", acrescenta o investigador.

Ontem, em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) atualizou o estado clínico das crianças vítimas do atropelamento. As irmãs Ana Julia Pereira, 7 anos, e Bruna Raquel Fonseca Pereira, 6, foram extubadas e estão estáveis. A prima delas, Sofia Valentina Muniz, de 3, será avaliada pela neurologia para avaliação sobre possível extubação.

PMDF/divulgação - Motociclista reage ao ser parado em blitz e agride policial no Gama21/08/2020 Credito : PMDF/divulgação - De acordo com a Polícia Militar, o homem ficou agressivo após o teste do bafômetro, que indicou 0,73mg/L. Aalgemado, ele deu uma cabeçada em um policial
Monique Renne/CB/D.A Press - 10/02/2013. Crédito: Monique Renne/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Homem assopra bafômetro durante blitz do Detran, no Parque da Cidade.