Governadores vão ao Senado

Na próxima segunda-feira, será a vez dos governadores baixarem em peso no Senado para falar com Rodrigo Pacheco sobre o ICMS dos combustíveis. Ibaneis Rocha é um dos confirmados.

DF representado na reunião com Pacheco

O secretário de Economia do DF, Itamar Feitosa, participou de reunião ontem com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para tratar do projeto que limita em 17% a alíquota do ICMS sobre combustíveis e energia. A proposta, que contraria os governadores por causar perda de arrecadação, foi aprovada por grande maioria na Câmara dos Deputados na semana passada. E, agora, está na pauta do Senado.

Missão

Os governadores tentam, por meio do Comitê de Secretários de Fazenda, modificar o texto. O Consefaz foi até Pacheco ontem com essa missão. O prejuízos aos estados chegaria a mais de R$ 80 bilhões. O secretário executivo de Economia do DF, Marcelo Alvim, também esteve presente.

Empurrando com a barriga

Pacheco (E), ontem, também voltou a falar na PEC 110. "Está na pauta da próxima quarta-feira na CCJ", insistiu. Mas, há meses, está empacada lá. Apesar de o presidente do Senado defender a reforma tributária, ninguém mais acredita que saia este ano, já que o Congresso entra em "recesso eleitoral" a partir de julho.

Codese apresentará a Ibaneis diagnóstico de desenvolvimento do DF

O Conselho de Desenvolvimento Econômico do DF (Codese), entidade da sociedade civil formada por empresários, acadêmicos, arquitetos e representantes de diversos setores da capital federal, vai se reunir amanhã com o governador Ibaneis Rocha. Será entregue um relatório contendo o diagnóstico completo da evolução do desenvolvimento do Distrito Federal nas últimas décadas. Nele, constam planos estratégicos executados pelas cidades de Canberra (Austrália), Ottawa (Canadá) e Washington (Estados Unidos) — três capitais planejadas que se tornaram centros econômicos. O encontro será na sede do Sinduscon.

Carta de navegação

Criado para ser a "carta de navegação" para os próximos governos no Distrito Federal, outro documento está sendo elaborado pelo Codese: O DF que a gente quer — visão 2022-2040. Este será apresentado em agosto aos candidatos ao Palácio do Buriti com o objetivo de que firmem compromisso e executá-lo. "Esse é um plano de Estado proposto pela sociedade civil organizada", destaca Leonardo Ávila , presidente do Codese/DF.

Programa trainees

As Organizações PaulOOctavio ampliaram o programa de trainees. A seleção terminou este mês, e 12 dos 1.328 inscritos foram contratados. O número de vagas aumentou de 7 para 12. O CEO do grupo, Felipe Octávio Kubitschek, destacou a motivação do programa. "Nós queremos absorver sempre as melhores pessoas e ensiná-las o máximo possível. Na turma anterior, tivemos o aproveitamento de todos os trainees, que, hoje, fazem parte de nosso quadro".

Encontro de gerações

A nova turma é composta por um profissional de gastronomia, dois de tecnologia da informação, dois de arquitetura e sete de engenharia. Um deles é Aldair Pereira da Silva, que conhece o grupo há muitos anos. Afinal, seu pai, Hamilton, é encarregado desde 2002, tendo sido beneficiado pela distribuição de material escolar aos filhos de funcionários, tradição da empresa. Aldair é formado em engenharia civil e atuará na área.

Divulgação - Crédito: Divulgação. Capital S/A. Leonardo de Ávila, novo presidente do Codese.
Ana Rayssa/Esp. CB - Brasil é importante produtor de alimentos e tem capacidade para prover demanda interna
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 27/05/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Agro Samanta Sallun recebe Guilherme Soria Bastos Filho, o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.
Agência Senado/Reprodução - O secretário do DF Itamar Feitosa é o terceiro à direita
Arquivo pessoal - Aldair Pereira